Body Combat: Emagrece? Quais os Benefícios?
Para perder peso, os exercícios mais indicados são sempre os cardiovasculares. Ou seja: os que movimentam o corpo e promovem a perda de calorias para equilibrar a balança entre ingestão e queima de calorias. Se você queima mais do que ingere (por isso é importante uma boa dieta), vai perder o que já tem no corpo e vai perder peso. Não há como não ver os números da balança diminuírem com os exercícios aeróbicos. Mas como a maior parte das aulas na academia costumava ser chata e repetitiva, eis que surge o body combat.
O body combat é uma aula já antiga no mercado brasileiro. Como a maior parte dos exercícios extremamente movimentos como a zumba e os poli dances como prática de academia, surgiu nos Estados Unidos e tem como proposta queimar calorias ao longo de uma hora ou uma hora e meia no máximo. O diferencial da aula é o uso de música movimentada e movimentos básicos de artes marciais, em um mixe muito interessante.
Outras aulas neste estilo são:
Body combat é uma defesa pessoal?
Apesar do nome, o body combat (luta com o corpo) é uma modalidade de ginástica e não uma arte marciai. São reproduzidos sim movimentos de lutas de combate como taekwondo, kung fu, karatê, jiu jitsu, dentre outros, mas não há combate. Na há luta e dificilmente um desses atletas de academia de ginástica conseguirá se defender na rua.
Alguns professores tratam o body combat como uma defesa pessoal, mas suas dúvidas podem ser tiradas em sala de aula. Usa-se durante a aula alguns movimentos básicos como soco, chutes e esquivas que podem realmente ajudar, mas não são lá muito eficientes. Dificilmente os professores usam sacos de pancada, mas há alguns realmente bacanas que colocam até luva nos alunos.
A popularidade do body combat se deu porque a maior parte das pessoas não curtem os exercícios repetitivos e extremamente cansativos de uma aula de ginástica ou aeróbica. Com os movimentos das artes marciais inclusos, a aula fica mais divertida e mais intensa sem sentir. A maior parte das pessoas sentem vontade de chutar e lutar e até esperam a aula ansiosas, por isso perdem peso. É mesmo uma aula bacana e extremamente movimentada.
Você pode não aprender a se defender efetivamente de uma briga de rua ou um assalto, mas poderá aprender diversos tipos de socos e chutes. Muitos brigam para as artes marciais (que também são ótimas para perder peso) depois de curtir aulas de body combat e gostar dos movimentos.
Body Combat emagrece?
Sim, o body combat emagrece. Como todo exercício cardiovascular, ele promove a queima de calorias por meio da aceleração do metabolismo, mas também outros benefícios como a regulação da pressão arterial, movimentação de todo o corpo e com isso um trabalho completo da musculatura.
E como você movimenta tudo, torneia os músculos também. Muitos ficam com braços mais firmes, glúteos mais rígidos e também cintura torneada por conta dos chutes de artes marciais envolvendo o trabalho lateral.
Uma aula de body combate de 40 minutos costuma promover um peso de mais 500 calorias, mais que algumas atividades físicas. Nem andar de bicicleta por igual período e esteira promove tamanha queima. Aumentando o grau de dificuldade, como o uso de jumpings (camas elásticas para ginástica), steps e caneleiras a resistência aumenta ainda mais. Você pode se sentir extremamente cansado depois de uma aula, mas com certeza vai se sentir mais animado e repleto de energia. Veja o video abaixo para ter uma ideia de como é uma sessão de aula completa:
Body Combat – Músicas
Como as artes marciais são ritmadas, ajuda escolher uma trilha sonora do tipo dance e que proporcione a batida mais intensa. Algumas sugestões são:
- Tropa de Elite – Tihuana
- David Guetta – a maior parte de suas músicas
- Mortal Kombat Theme – toda a trilha sonora do filme
- Falling From the Sky – Dave Castellano
4 Coisas para levar à aula
- Toalha
- Garrafa de água
- Um bom tênis para exercícios
- Roupas de ginástica – calças confortáveis e folgadas
Descobri o combat a alguns meses e estou apaixonada.Estou colhendo os resultados, principalmente a auto estima, é maravilhoso, muito bom recomendo.