Whey Protein Engorda? Emagrece? Dá barriga? Aprenda de vez!

Você já deve ter ouvido alguém falar na academia ou na internet que whey protein engorda e dá barriga, ou que whey protein emagrece, certo? Será que alguma dessas afirmações é verídica ou são apenas mitos? Nós poderíamos matar a questão agora mesmo, respondendo sim ou não, mas aí ficaria difícil de engolir… Preferimos explicar com detalhes, para que você entenda a resposta de uma vez por todas.

Pois bem. Quando entramos no mundo da musculação um dos primeiros conceitos com o qual temos contato é “suplemento”. Isso porque a indústria de suplementos é fortíssima e a ideia de que os suplementos são a solução para tudo é amplamente difundida. Logo, eles são mais populares que os próprios conceitos de nutrição. Assim, antes mesmo de ter uma dieta montada ou uma boa noção de alimentação, já estamos querendo comprar suplementos e com isso surgem as dúvidas cabeludas, que incluem a história de que whey protein engorda ou de que whey protein emagrece.

whey protein engorda ou emagrece

1 – Afinal, Whey Protein engorda?

Comecemos desvendando a colocação mais comum: a de que whey protein engorda.

Só para lhes dar um exemplo real, vou falar rapidinho sobre minha experiência. Em 2009, quando eu comecei a me interessar por musculação, meu noivo me disse que eu “precisava comer proteína”. Entendi o recado, mas não me preocupei em saber a quantidade. Então, a primeira coisa que fiz foi adicionar umas fatias de peito de peru light na janta e comprar um whey protein. Mas, com medo de engordar, ingeria apenas 1 scoop de whey por dia e acabou. Não preciso nem falar o que aconteceu depois de alguns meses, né? Realmente, não engordei, mas também não emagreci e não apresentei mudança nenhuma no físico, ou seja, continuei do jeito que estava, não evolui.

Enfim, para que você entenda de uma vez por todas se whey protein engorda ou não é preciso ter duas coisas básicas em mente:

  •  Para MANTER a massa muscular corporal e para GANHAR mais massa magra, é preciso ingerir proteínas.
  • NENHUM alimento engorda. O que engorda é o excedente calórico.
  • Se você quer ganhar músculos, você não pode ter medo de engordar.

Agora deixe-me explicar essas três sentenças, para que não restem dúvidas.

A importância de Whey Protein e outros alimentos proteicos

A proteína é um macronutriente crucial na dieta de manutenção e ganho de massa magra. Não vou me aprofundar nessa questão aqui, pois teremos um tópico específico para explicar isso com detalhes. O que você precisa saber, por ora, é que não dá para ter hipertrofia muscular sem ingerir uma mínima quantidade de proteína (e não é só 2 fatias de peito de peru e um scoop de whey diários).

Você pode sim emagrecer sem ingerir proteínas, porém, se você tem algum desenvolvimento muscular, isso se perderá nessa jornada. Em outras palavras: se sua ingestão de proteínas não for adequada, você perderá uma quantidade significativa de massa magra (músculos), e ficará toda molenga… Não é isso que você quer, né?

O emagrecimento ideal é aquele em que preservamos o máximo de massa muscular possível e perdemos o máximo de gordura possível, fazendo com que a famigerada “definição” dê as caras.

Você também pode ganhar perna e bumbum sem ingerir proteínas. Sim, pode! Mas esse volume será resultado de um acúmulo de gordura na região. Talvez se você for bem magrinha, isso pode até ser bom… Mas, para a maioria de nós, isso não é algo desejável. Afinal, são os músculos que deixam tudo durinho e bem desenhado, não a gordura!

Portanto, ao tomar whey protein, que é uma fonte de proteínas com baixo teor de carboidratos e gorduras, você não deve ficar se preocupando em engordar, mas sim ter a consciência de que está fazendo o certo.

Mimimi, estou engordando – ERRADO!

Eba, estou alimentando meu corpo com um macronutriente essencial que me deixará com um shape fenomenal. – CERTO!

whey protein emagrece rapido

Quais alimentos engordam?

Em segundo lugar, você deve entender que absolutamente NADA engorda. Whey, chocolate, pururuca, bacon, nada disso engorda. E isso não é conversa para boi dormir. Há diversos estudos comprovando que o que realmente determina a perda ou ganho de peso é a quantidade de calorias que você ingere em relação à quantidade que você gasta. Afinal, se você comer 1 barra de chocolate de 800 calorias por dia e nada mais, você não vai engordar… Muito pelo contrário, vai até emagrecer!

Um caso bem interessante que corrobora isso é o do John Cisna, um homem (professor) que passou 3 meses comendo apenas alimentos do Mc Donalds e perdeu cerca de 17 quilos. E não pense que ele ficou só na saladinha do Mc… Ele comeu tudo que há de mais calórico no cardápio, incluindo Big Macs e Sundaes. E a explicação para isso é simples: A soma das calorias dos lanches conhecidos como “engordativos” que ele comeu ficaram abaixo da quantidade de calorias que ele gasta diariamente. É uma questão matemática.

resultados com whey protein

Logo, ao se perguntar se whey protein engorda, você tem que visualizá-lo como sendo uma fonte de calorias como qualquer outra. Um scoop de whey tem cerca de 120 calorias, o equivalente a uma maçã. Essas 120 calorias devem ser somadas às outras calorias ingeridas por você ao longo do dia. Se no final do dia esse valor ultrapassar seu gasto calórico estimado, essa energia que sobrou será usada na construção de tecido (gordura e músculo, ou apenas gordura).

Perceba que não é certo nem mesmo afirmar que “whey protein pode engordar ou emagrecer dependendo da dieta“, conforme vemos em alguns sites por aí. Isso porque não é um alimento específico da dieta que engorda ou emagrece, mas sim a dieta como um todo! Não podemos isolar um alimento e falar: “Ah, foram as calorias desse alimento safado que me engordaram!”. A única hipótese em que essa afirmação faria algum sentido seria se, por exemplo, seu gasto energético diário fosse de 2000 kcals, você mantivesse uma dieta rígida de 2000 kcals todos os dias e, então, adicionasse mais 300 calorias de whey protein. Nesse caso você poderia até dizer: “Maldito whey, me fez engordar!”. Mas aí, para resolver o problema, bastaria remover um ou mais alimentos inúteis da dieta que contabilizassem 300 kcals.

whey protein engorda meme

John Cisna, ao ler o post

Quer ganhar massa, mas tem medo de engordar?

Por último, se você quer um corpo com um desenvolvimento muscular de qualquer nível, você precisa ter calorias sobrando no final do dia. Salvo algumas circunstâncias excepcionais, o corpo só constrói músculos se tiver energia para isso! Se você gastar tudo que consome, não vai sobrar nada para seu corpo usar na construção das fibras musculares. Então, medo exagerado de engordar não é compatível com vontade de ficar “coxuda”.

Um medinho de engordar é saudável, é claro. Afinal, o organismo não é um pedreiro perfeito. Há um limite para a construção muscular… Se assim não fosse, bastaria ingerir milhares de calorias de proteína deixando um excedente calórico enorme no final do dia para virar o Arnold Schwarzenegger. Não é assim que funciona. Se você comer demais, grande parte desta energia extra será convertida em gordura.

Mas o que eu quero dizer é que você não deve ser bitolada a ponto de querer cortar calorias de um alimento tão precioso para seu corpo, a proteína. Whey protein é proteína do leite… Se o produto for de qualidade, a concentração de carboidratos e gorduras é mínima. Em verdade, é uma fonte de proteína muito nobre!

Não tenha medo de engordar com whey protein ou qualquer outra fonte de proteína magra. Uma mulher de 60 kgs pode comer em média 200 gramas de carne e  1 scoop de whey por dia para atingir o mínimo necessário de proteínas diárias sem se preocupar se isso vai lhe fazer engordar ou não, pois é algo necessário para que seu shape evolua.

Preocupe-se com as calorias vazias e de alimentos menos importantes, como os ricos em gorduras ruins e carboidratos. Só para deixar bem claro, estes nutrientes (carbo e gordura) são sim importantes para sua evolução corporal, mas se você está ganhando peso muito rapidamente, é sinal de que dá para cortar um pouco deles tranquilamente.

2 – Whey Protein dá barriga?

Whey protein aumenta a barriga“. Essa é uma grande besteira que alguns têm a coragem de passar adiante sem ao menos se informarem sobre o assunto. Já ouvi falarem o seguinte: “whey não engorda, mas faz crescer barriga“… Como assim?? O acúmulo de gordura na barriga só pode ser decorrência de um ganho de massa gorda.

Whey não dá barriga, porque não engorda, simples. Exceto se estivermos falando de inchaço causado por intestino preguiçoso e gases. Logo, a não ser que você tenha alguma intolerância e sofra desse mal, não há motivos para se preocupar.

Whey protein engorda ou emagrece rapido

3 – Whey Protein emagrece?

Se você leu tudo o que foi dito até então, já consegue me dizer se whey protein emagrece ou não.

Whey protein não tem as chamadas “calorias negativas“, não é um termogênico, não é um pó mágico, muito menos um produto divino e milagroso que desceu dos céus. Afinal, o que é whey protein? É apenas uma fonte de proteínas como qualquer outra! Por que é que ninguém pergunta se leite, ovo e frango emagrecem?!

Para matarmos questões como essas, basta entendermos o que é cada suplemento. Whey protein e albumina são proteínas e maltodextrina é carboidrato, simples assim. Tratam-se de alimentos em pó fabricados especialmente para que possamos consumir os nutrientes necessários para nosso organismo de forma prática e rápida.

Logo, o whey, apesar de poder ser altamente recomendado em uma dieta para perda de gordura, não tem relação direta com o emagrecimento. E então por que ele é indicado nesse caso? Oras, pelo que falamos anteriormente: para emagrecer com qualidade, proteínas são indispensáveis!

suplemento whey protein para engordar

CONCLUSÃO

Para você que está sem tempo para ler todo o texto (o que eu recomendo fortemente), e quer um resumo da ópera, aqui vai:

  • Proteínas são imprescindíveis para um bom físico. Você precisa ingerir proteínas para manter e desenvolver seus músculos.
  • 1 scoop de whey protein tem 120 calorias e de 20 a 25 gramas de proteína. É um alimento com alta concentração de proteínas e, portanto, benéfico para nossos objetivos.
  • Nenhum alimento engorda. Logo, whey protein não engorda, nem dá barriga! O que determinará gordura a mais ou a menos em seu corpitcho serão as calorias de sua dieta como um todo. Gaste mais do que consome e emagrecerá. Consuma mais do que gasta e ganhará peso.
  • Para “crescer” (perna, bumbum, bíceps, deltoides, etc) você precisa comer mais do que você gasta com: o funcionamento normal de seu corpo + exercícios físicos diários. Então não tenha medo de comer. Se for preciso, corte calorias de alimentos dispensáveis, não das sagradas fontes de proteína.
  • Whey protein por si só não emagrece, mas é um ótimo suplemento para ser usado para complementar tanto uma dieta visando a perda de gordura (cutting), quanto uma rotina alimentar voltada ao ganho de peso (bulking). Isso aliado a um treino adequado lhe ajudará a ter um corpo definido.
  • Por fim, não acredite em tudo que você ouve pela academia. Tem gente que diz que whey protein engorda o rosto, que whey protein engorda rápido, que faz ganhar 10 quilos por mês… Tudo besteira. Não é assim que as coisas funcionam e quanto mais você se aprofundar nesse tema, mais você se dará conta da absurda quantidade de mitos espalhados, sendo que alguns foram tão disseminados que acabaram se transformando em “verdades”. Para evoluir, sempre duvide e questione!

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1 Response

  1. joão disse:

    Boa tarde,
    acabo de fazer um tratamento de isotretinoina (rocutan), para o acné, será que posso tomar whey proteina?
    Agradeço a disponibilidade.
    Cumprimentos.

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