Picolinato de Cromo: Para que serve? Emagrece? Tudo sobre!

Por muitos anos os medicamentos para perder peso eram os mais famosos no mercado e promoviam e prometiam milagres. Receitados por médicos, o uso indiscriminado de remédio para emagrecer causou diversos problemas e até mortes, por isso foram quase todos removidos do mercado. Hoje o comércio, contudo, tem alternativas saudáveis, que são suplementos naturais para emagrecer. Um deles e bem novo é o picolinato de cromo.

para que serve picolinato de cromo

O Picolato de Cromo é uma substância natural. Mais especificamente um mineral, o cromo, em uma forma que o corpo absorve melhor. No corpo, ela age de forma direta na metabolização da insulina. A insulina, para quem não sabe, é a substância responsável por permitir que a glicose entre no sangue ou não. Quando temos insulina de menos, temos mais vontade de comer carboidratos para elevar seus níveis e por isso acabamos engordando.

O que é picolinato de cromo

O cromo é um mineral encontrado em certos alimentos. O corpo precisa de apenas traços de cromo, e a deficiência deste mineral em humanos é rara.

O picolinato de cromo funciona em conjunto com a insulina produzida pelo pâncreas para metabolizar os carboidratos.

Ele vem sendo usado na medicina alternativa como um auxílio para a redução de colesterol ou melhorar o uso da glicose (açúcar) no corpo. Também comumente é apontado como um suplemento de emagrecimento que auxilia na redução da gordura corporal e aumento de massa muscular.

Ele é muitas vezes vendido como um suplemento natural. Não há regulamentação na fabricação para muitos compostos à base de plantas e por isso é preciso ter cuidado com os suplementos comercializados pois podem ser contaminados com metais tóxicos ou outras drogas. Por isso ele deve ser comprado de uma fonte confiável para minimizar o risco de contaminação.

Picolato de Cromo – para que serve?

Como todo suplemento alimentar de origem natural, a função deste é ajudar o organismo a repor o que falta em substâncias para o seu funcionamento e ajudar o corpo a melhorar algumas funções. O picolato de Cromo ajuda a diminuir os níveis de colesterol do sangue, por isso ajuda na atividade cardíaca e problemas de circulação também.

Suplemento que regula vontade de comer doces

Um dos maiores benefícios de ingerir picolato de cromo é controlas os níveis de açúcares no sangue. Com isso, o produto acaba ajudando a quem está mais propenso a desenvolver diabetes com desejos loucos de comer doces ou controlar a taxa de calorias ingeridas.

Nós já ingerimos o cromo em nossa dieta comum, mas não em quantidades ideais para ter um efeito real sobre o corpo. O suplemento ajuda a melhorar o abastecimento e de forma saudável, já que é natural. Nada que você não poderia ingerir na sua dieta, é apenas uma forma mais rápida de conseguir o cromo.

Picolinato de cromo emagrece?

O suplemento picolinato de cromo não é feito para emagrecer. Contudo, isso é possível sim. Ele serve para controlar os níveis de insulina no sangue. Como ele faz isso muito bem, acaba ajudando a controlar os níveis de glicose, a queima da calorias fica acelerada e você acaba emagrecendo.

Com os níveis de glicose mais baixos no sangue, um dos efeitos colaterais mais comuns é a perda de fome, a diminuição da ansiedade e sem aquela vontade incontrolada de comer doces e fazer lanchinhos fora de hora. E isso sim faz emagrecer. O correto armazenamento de calorias presente nos doces e sua eliminação com o uso do cromo também ajuda na perda de peso. Aumenta a saciedade por mais tempo, por isso é usado como inibidor de apetite e as pessoas acabam emagrecendo.

Picolinato de cromo ajuda a emagrecer

Os usuários comentam que o picolinato de cromo é um dos melhores inibidores de apetite do mercado. Ele ganha em comentários do chá verde e chá branco, já tradicionais e vendidos em cápsulas ou a erva mesmo. Está cada vez mais se tornando popular para emagrecer. Mas como todos os produtos naturais, não é milagre.

O  picolinato de cromo emagrece, mas não espere milagres. Você irá perder peso mas não é nada muito milagroso como prometem alguns sites e revistas falaciosas.

A perda de peso média prevista pelos nutricionistas é de 4 kilos ao mês no máximo, gradual. Pode sim ser maior se for aliada a uma dieta pobre de calorias, exercícios físicos e outros fatores que ajudam a emagrecer, como cortar gorduras e fast food. Estes também fazem parte de uma dieta saudável.

O benefício mais importante para o emagrecimento do picolinato é inibir a vontade de comer carboidratos.

Isso já é um grande avanço para quem come por pura gula. Para tais pessoas, o emagrecimento será mais rápido e bem mais saudável. Muita gente consegue perder mais de dois quilos por semana apenas mudando a dieta e removendo pratos que não são saudáveis e engordam com mais facilidade, os ricos em carboidratos, por exemplo. Neste quesito, o cromo não faz nada de novo que você mesmo não possa fazer por sua dieta.

Confira o video se quiser saber mais como o cromo ajuda no processo de emagrecimento.

 

Veja um relato de um rapaz que era obeso e aliando o cromo à dieta e exercícios físicos conseguiu emagrecer e desenvolver hipertrofia.

Picolinato de cromo – Como tomar?

Uma das formas de ingerir é por meio de suplemento em cápsulas, sempre uma antes de cada refeição. No máximo duas por dia, então uma refeição não será coberta pelo cromo. Há suplementos com outros benefícios, com mixagens com Vitaminas B1, B2, B5, B6 e C, sendo uma boa pedida para reposição de substâncias nutritivas ao corpo. Para quem anda com uma dieta pobre em nutrientes, os suplementos de picolinato de cromo aliados com outros complementos são uma boa sugestão de compra.

Tal produto é vendido em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais de todo o Brasil. Não exige receita médica, então pode ser comprado pela Internet com entrega em casa também. Existem diversas dosagens disponíveis do picolinato de cromo – 200mcg, 300mcg, 500mcg são as mais comuns de se encontrar.

como tomar picolinato de cromo

Seu médico pode ocasionalmente alterar sua dose para certificar-se de que você tenha os melhores resultados. A dosagem recomendada do picolinato de cromo aumenta com a idade. Siga as instruções do seu médico.

Suas necessidades de dosagem podem mudar se você tiver alguma lesão, doença ou infecção, se você está grávida, se você está sob estresse, ou se você se exercita mais do que o normal.

Armazene o picolinato de cromo à temperatura ambiente longe da humidade e calor.

Picolinato de cromo – Efeitos colaterais

Mas antes de pensar em ir para a loja comprar seu picolinato de cromo, é importante conhecer os efeitos colaterais da substância. O excesso, como tudo demais na vida, faz muito mal ao funcionamento dos rins e problemas sérios de intoxicação por falta de filtragem correta do órgão podem surgir.

Os efeitos colaterais do picolinato de cromo mais comuns e já listados são dor de cabeça média a forte, insônia, diarreia fraca ou até mais forte e vômitos constantes. Pode haver ainda anemia, hepatite e insuficiência renal. Ainda há pesquisas para saber se há mais efeitos colaterais não listados a serem publicadas nos próximos meses. Os estudos sobre este suplemento e seus danos ainda são inconclusivos e em fase de testes e devem ser publicados em breve.

Algumas variações de picolinato de cromo podem irritar o trato gastrointestinal e até mesmo levar à úlceras. Se tomado em altas doses, o picolinato de cromo pode causar dermatite e dano à órgãos (Fonte).

Contra indicação

Ainda não existe contra indicações sobre essa substância, uma vez que é um suplemento natural. O indicado é que pessoas diabéticas não ingiram sem acompanhamento médico. Até agora não houve casos de doenças graves por conta do uso.

Como qualquer suplemento ou medicamento, é importante pesar os benefícios e os possíveis efeitos colaterais antes de adicionar o picolinato de cromo ao seu regime diário. Você também deve pensar sobre quaisquer outros medicamentos que você usa atualmente. Verifique com seu médico ou farmacêutico para descobrir se existem eventuais problemas quando combinando o cromo com outros medicamentos. Além disso, seu médico pode te dar informações mais específicas sobre que tipo de efeitos colaterais esperar do picolinato de cromo.

Não use picolinato de cromo se você é alérgico a qualquer ingrediente presente no suplemento (algumas vezes o suplemento apresenta outras vitaminas em conjunto).

Algumas condições médicas podem interagir com picolinato de cromo. Informe o seu médico ou farmacêutico se você tem qualquer condição médica, especialmente se qualquer um dos seguintes itens se aplicam a você:

  • Se você estiver tomando qualquer medicamento com ou sem receita médica, preparação de ervas ou suplemento dietético
  • Se você estiver grávida, planejando engravidar ou está amamentando
  • Se você tem alergias a medicamentos, alimentos ou outras substâncias
  • faz uso de insulina ou medicamentos de diabetespicolinato de cromo - efeitos colaterais
  • medicamentos esteróides (Prednisolona e outros)
  • ácido nicotínico
  • redutores de ácidez estomacal
  • redutores ácidos inibidores de bomba de prótons
  • aspirina ou substâncias não-esteróides anti-inflamatórias tais como o ibuprofeno e outros.

Esta lista não está completa e outras drogas podem interagir com picolinato de cromo. Avise seu médico sobre todos os medicamentos que você usa. Isso inclui suplementos e medicamentos, vitaminas e produtos fitoterápicos. Não comece uma nova medicação sem informar o seu médico.

Preço

Dos suplementos alimentares para inibir o apetite, este é um dos mais baratos. O suplemento em cápsulas pode ser encontrado custando de R$ 20 a R$ 60. Varia de acordo com a dosagem e quantos por dia são necessários, por isso é preciso fazer as contas e ver qual seu gasto mensal.

Mais artigos

1 Response

  1. nuria disse:

    Gostaria de saber se mais alguém tomou picolinato por um tempo e percebeu que os efeitos foram sumindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *