Levedo de Cerveja: Engorda? Para que serve? Tudo sobre!

Barato, popular e fácil de achar. Você só precisa de motivos para usar o levedo de cerveja como suplementação alimentar, já que uma boa parte das lojas vende o produto e com preços bem convidativos. O produto está cada vez se tornando mais popular e, para quem nem conhece, não tem a ver com tomar cerveja, ok?

levedo de cerveja - para que serve

A levedura de cerveja é sim o levedo usado para fabricar a cerveja, mas apenas com a parte boa dela. O levedo não tem fermento, por isso não causa aquela barriguinha, a sudorese comum e a vontade louca de ir ao banheiro fazer xixi o tempo todo. E ainda é repleta de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes extremamente importantes para uma dieta balanceada. Removendo o álcool e a parte ruim da cerveja, você fica apenas com as vantagens da substância natural.

Apesar do nome ser levedo de cerveja, não é apenas nele que é encontrado. Ele tem esse nome porque dá origem à cerveja sim, mas é tirado de um fungo, o Saccharomyces cerevisiae, que também causa a fermentação do açúcar de cereais diversos, como a já conhecida cevada, mas também trigo e arroz.

Levedo de cerveja – Para que serve?

O levedo da cerveja tem como foco fundamental na dieta o fornecimento de diversas substâncias importantes na nutrição e bom funcionamento do corpo. Não contém nem colesterol e gordura e é uma importante fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, minerais e aminoácidos.

Este suplemento alimentar é uma excelente indicação para dietas pobres em nutrientes, pessoas que não comem tudo o que devem de nutrição. Um bom exemplo são os veganos, que deixam de comer uma quantidade importante de proteínas por não comer carne. Os vegetarianos também sofrem com este mal, e este suplemento pode ajudar.

levedo de cerveja emagrece?

Por mais que tenha indicações médicas e até receitas, o foco mesmo de quem toma levedura é ter uma dieta saudável.

Se você é um fã de fast food ou não anda comendo muito bem, a levedura pode ajudar a deixar o corpo saudável e complementar o que você precisa em sua dieta. Há quem mesmo comendo bem ainda tome duas ou três cápsulas por dia ou apenas uma apenas para deixar a nutrição mais eficiente e adequada.

Outra indicação do levedo da cerveja como suplemento é manter os níveis de glicose estáveis. Se você é diabético ou perto disso, pode equilibrar as taxas de glicose e evitar problemas maiores. Mas neste caso, respeite as indicações médicas sempre.

Os benefícios da levedura da cerveja na sua dieta são diversos. Alguns dos mais importantes são:

  • melhorar a circulação sanguínea
  • melhora o trabalho do fígado
  • melhora o funcionamento intestinal
  • auxilia no combate de doenças cardíacas

E em vários casos pode ajudar nas seguintes condições:

  • Nervosismo
  • Estresse
  • Anemia
  • Fadiga
  • Prisão de ventre
  • Diabetes
  • Eczema
  • Hipoglicemia
  • Colesterol elevado
  • Repele pulgas quando administrado em animais de estimação
  • Síndrome do túnel do carpo

Levedo de cerveja engorda? Emagrece?

Além de ser uma grande fonte de nutrientes, o levedo da cerveja também pode ser uma aliada importante no emagrecimento.

Como é rico em proteínas, ele ajuda a saciar a fome e deixar a comida no estômago por mais tempo. Você come bem, com qualidade e ainda come menos, por isso ingere menos calorias e acaba emagrecendo.

A grande quantidade de proteínas na levedura é o grande segredo para emagrecer. A maior parte dos shakes emagrecedores e suplementos para perder peso encontram alguma substância para inibir a fome e evitar lanches enormes, e este é o caso da levedura também. Com ela, ingerindo sempre antes de cada refeição, você come menos e acaba emagrecendo de uma forma natural.

Levedo de cerveja engorda?

Levedo de cerveja em pó – Exemplo de Produto

Mas não é uma substituição de refeição e com proteínas em excesso deve-se ter cuidado. Os médicos alertam para o excesso de proteínas e a filtragem do corpo, que sacia, mas pode causar problemas nos rins e alguns outros de saúde.

Um dos benefícios da levedura de cerveja ainda é ser desintoxicante. Isso quer dizer: ajudar o corpo a se livrar de nutrientes não desejados. Com isso você consegue limpar o corpo e acaba emagrecendo mais e mais.

Mas não espere uma diminuição súbita de peso na balança. A ação desintoxicante é gradativa e ajuda sim, mas não faz milagres.

Levedo de cerveja – Como tomar?

Você tem algumas formas diferentes de ingerir o levedo de cerveja. Uma delas é em alimentos naturais mesmo, como cereais completos e seus farelos, na gema do ovo cru, em vegetais leguminosos e secos e no delicioso melado da cana, que muita gente adora.

Levedura de cerveja para musculação e dieta

Levedo de cerveja em comprimidos – minha forma preferida de consumir

Para os mais práticos, há os formatos de suplementação alimentar em potinhos. São vendidos em lojas de produtos naturais em cápsulas, tabletes, líquido ou em pó. O pó é um dos mais práticos na alimentação e pode ser colocado em dietas como farinha, em shakes e vitaminas e outras formas criativas que te agradem, você pode adicioná-lo em quase qualquer prato, por exemplo:

  • Em saladas
  • Arroz
  • Massas
  • Batatas assadas
  • Guisados
  • Bolos de carne

A indicação é colocar ele sobre os alimentos cozidos ou mexidos no final. Isso porque o processo de cozimento pode destruir as vitaminas do complexo B.

Eu particularmente odeio o gosto da forma em pó então sempre consumo na forma de cápsulas.  Vai de você provar e ver se gosta ou se acostuma com o sabor.

Levedo de cerveja e musculação

Se você busca um suplemento para complementar a sua dieta para ganho de massa muscular, esta é uma boa opção. O levedo ajuda na recuperação dos treinos e a aliviar as dores musculares, aquelas que você sente depois de pegar bastante peso quando ainda está começando a se acostumar a trabalhar os músculos. Também favorece o trabalho muscular, ajudando na concentração de nutrientes que fazem o corpo aumentar de volume mais rapidamente. Para quem quer ganhar massa muscular, é ideal.

Levedo de cerveja e acne

Um dos benefícios mais legais da levedura listados pelos dermatologistas é ajudar a melhorar a oleosidade da pele. Quem tem a pele seca fica com a pele mais oleosa porque ajuda a equilibrar e quem tem a pele oleosa tem um maior controle, por isso ajuda a evitar a acne. Também melhora as lesões da pele causada pelas terríveis espinhas, diminuindo as chances de inflamação na cútis e deixando a pele mais sadia.

Preço da levedura de cerveja

Os preços de suplementos de levedo de cerveja é que fazem este item ser uma boa alternativa. Como ele é facilmente obtido da natureza, é barato também. Grande parte das marcas oferecem a levedura em potinhos com mais de 120 cápsulas e custam menos de R$ 15. Há versões mais caras sim, mas depende do fabricante, da marca e da dose que cada comprimido têm.

O sabor dos alimentos não é alterado com o uso de levedura em pó. Há a indicação de não abusar do produto porque, como tudo em uma dieta regrada, o excesso faz mal.

Propriedades

A levedura de cerveja tem uma contagem elevada de ácidos nucleicos. Este é um componente importante no desenvolvimento das células. Outras vitaminas e minerais contidos na levedura de cerveja são:

  • Niacina (previne várias doenças)
  • Cromo – ajuda a diminuir a necessidade de comer doces e ajuda a diminuir o colesterol (ruim) LDL e aumentar o colesterol HDL (bom) – Nem todos os suplementos possuem cromo, depende de como é feito o processo de industrialização
  • Ácido fólico
  • Potássio
  • B12
  • Tiamina (Vitamina B1)

É baixo em calorias, gordura, sódio e hidratos de carbono, o que o torna excelente para a pessoa que tem restrições alimentares por motivos de saúde.

Efeitos colaterais e precauções

Sempre consulte o seu médico e/ou nutricionista antes de tomar quaisquer suplementos. Isto é ainda mais importante se você tem diabetes ou hipoglicemia.

A levedura pode mudar a maneira de como seu corpo responde ao açúcar no sangue e isso pode ser perigoso se você usar insulina ou outros medicamentos similares.

levedura de cerveja não têm efeitos colaterais graves, mas pode causar má digestão, gases e/ou deixar a barriga inchada em algumas pessoas. Por isso é importante começar com uma dose segura para dar tempo do seu corpo se adaptar.

Não utilize levedura de cerveja se você tiver as seguintes condições:

  • Alergia a mofo ou penicilina
  • Níveis elevados de ácido úrico
  • Gota
  • Candida

Mais artigos

3 Responses

  1. dayanne sampaio disse:

    Começando a tomar levedura

  2. Carlos Antônio da silva disse:

    Bom eu gostaria de parabenizar pelo belo trabalho de vocês , muito bom e intuitivo parabéns, bom eu gostaria de saber o tempo de validade da levedura de cerveja , a pergunta é qual é a validade dela , eu li uma certa vez que ela não tem prazo de validade pois já vem de fungos mortos é verdade ? Obrigado gostaria muito que de saber a sua resposta … obrigado e sucessos pra todos abraços .Estou perguntando porque eu comprei 400 gr do produto e na embalagem esta com a data vencida , quero salientar que não os comprei vencida eu que me descuidei kkkk obrigado abraços .

  3. margarida vasconcellos disse:

    eu sinto muitas dores nas articulações e eu percebi q depois q comecei a tomar eu melhorei mais dor no tornozelo joelhos e cotovelos são as piores por isso faço pilates e percebi q não sinto mais tantas dores quanto estava sentindo tomo em comprimidos 3c 3xao dia so sei q estou me sentindo bem melhor ate mais disposta q eu andava muito cansada ate mesmo esgotada eu estou achando muito bom obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *