DERMATITE SEBORREICA: Caspa, Seborréia

Quando falamos em dermatite diversas pessoas conhecem o problema ou ao menos sabem do que se trata. É um problema na pele, como a maior parte imagina, uma vez que derma quer dizer pele em anatomia.

Dermatite é qualquer doença relacionada com a pele mesmo, mas não é tudo igual. Por mais que os sintomas sejam parecidos e até semelhantes, elas mudam conforme a causa ou substância responsável pelo problema. A dermatite seborreica ou seborréia é apenas um dos tipos de inflamações envolvendo o maior órgão humano e pode ter mais de 100 tipos.

o que é dermatite seborréica

O que é?

A dermatite seborreica é qualquer tipo de inflamação na pele com origens diversas.

Infelizmente não há apenas um motivo para se apresentar o problema, pois ele pode ser tanto causado por agentes externos como genético. Ou seja: você pode nascer com dermatite e a desenvolver ao longo dos anos e não conseguir curar, o que não te impede de viver normalmente.

Bebês podem apresentar este tipo de problema na pele e causar muita dor de cabeça aos pais porque não se sabe a origem, apenas surge na pele.

o que é dermatite seborréica foto

Podemos dizer que a dermatite seborreica é uma alergia? Se for caracterizada como seborréia, não, mesmo que seja um dos sintomas da alergia. Ela é uma doença crônica, que vai e volta e surge sem aviso prévio. Os dermatologistas e estudiosos do setor classificam a doença de acordo com seu agente causador, pelo motivo que a inflamação da pele surge e por isso separou-a em tipos, que são:

  • Alergia – a mais comum. Estima-se que mais de 70% dos brasileiros possuem um tipo de alergia a algum agente externo e a dermatite é um dos sintomas do problema. Neste caso a inflamação na parte externa do corpo surge quando se entra em contato com o agente o qual você tem alergia, que pode ir desde água até medicamentos.
  • Estresse emocional – é comum algumas pessoas ao sentirem pressão ou estresse mental apresentarem coceira, vermelhidão na pele. Neste caso a dermatite é genética e puramente emocional. Podem ser receitados medicamentos para melhorar os sintomas mas o problema vai continuar sempre que o fato de estresse surgir.
  • Excesso de oleosidade na pele – é muito comum a pele oleosa demais causar dermatites como a foliculite e vermelhidão. O controle da oleosidade é fácil de fazer e até mesmo com um sabonete o problema pode ser controlado.
  • Fungos e bactérias – agentes infecciosos podem causar a dermatite deste tipo. O mais conhecido é o fungo Pityrosporum ovale, mas há mais de 50 tipos de fungos. Esse tipo de dermatite é contagioso.
  • Crosta-láctea – é o tipo de dermatite seborreica encontrada em crianças recém-nascidos. Os médicos acreditam que seja pela ação da pele de proteção contra agentes externos que a criança não esteja acostuma após sair do feto ou materiais que ela não conheça como tecidos e fraudas. Podem surgir manchas amareladas em diversas partes do corpo do recém nascido, desde costas até virilha.
  • Uma resposta inflamatória relacionada a psoríase
  • Para pessoas que tem a condição crônica (o que é comum) tende a ser pior no inverno e início da Primavera

foto seborréia em bebês

Sintomas

Como saber se você tem dermatite seborreica? Se surgirem manchas vermelhas na pele e coceira constante você com certeza está com uma dermatite, mas pode ser apenas um sintoma de outra doença ou uma dermatite por si só. O diagnóstico pode ser feito por um dermatologista e é baseado tanto em uma conversa sobre o histórico médico do paciente e exames médicos.

sintomas da seborréia

Os sintomas mais comuns de dermatite do tipo seborreica são:

  • coceira intensa ou leve ou ardor em um mesmo ponto ou diversos pontos da pele
  • escamas brancas e pele descamando.
  • Cascas amareladas, como as já citadas que comumente surgem em bebês e também são uma característica de dermatite fúngica, além também do mau cheiro
  • excesso de oleosidade na pele e no couro cabeludo
  • vermelhidão leve ou intensa na pele
  • queda de cabelo (menos frequente).
  • flocos (caspa) em seu couro cabeludo, cabelo, sobrancelhas, barba, bigode ou áreas próximas de pelos
  • manchas de pele oleosa coberta com escamas brancas ou amarelas escamosa ou crosta sobre o couro cabeludo, orelhas,rosto, peito, axilas, escroto ou outras partes do corpo

Todos os sintomas citados acima podem surgir juntos ou em separados e em todas as partes do corpo. O que diferencia uma doença mais grave é como ela se apresenta no corpo, que pode ir de apenas uma leve coceira (prurido) até queimação na pele insuportável, atrapalhando as vezes até o sono.

Um exemplo comum de manifestação da seborréia é na área do rosto e cabeça, especialmente no couro cabeludo, comumente chamada de caspa, em torno do nariz, nas pálpebras, ou atrás das orelhas. Ele pode aparecer em seu corpo, também:

  • Na parte média do tórax
  • Em torno do umbigo
  • Nas nádegas
  • Nas dobras da pele sob os braços e as pernas
  • Na virilha
  • Abaixo os seios
  • Em bebês, a dermatite seborreica pode ser confundida com assaduras.

A dermatite seborreica pode parecer outras condições de pele, por isso é aconselhável você procurar um dermatologista (médico especializado em problemas de pele) para obter um diagnóstico e o tratamento adequado. O dermatologista irá perguntar sobre seu histórico médico e analisar sua pele. Você pode precisar de outros exames se o médico acha que está relacionado à outra condição médica.

Bebês de 3 meses e mais jovens muitas vezes sofrem com a seborréia apresentando por exemplo escamas amarelas ou marrons no couro cabeludo. Geralmente a condição desaparece antes de um 1 ano de idade, embora pode voltar quando atingem a puberdade.

Dermatite seborreia como sintoma de uma doença

Um dos principais motivos de uma visita ao médico ser crucial é a necessidade de diferenciar uma doença de pele com um sintoma de um outro problema. Este tipo de dermatite em especial pode ser um problema por si só, mas também uma alergia a um medicamento. O uso de dipirona por quem tem alergia pode apresentar como primeiro sintoma uma coceira e inchaço da pele. Algumas pessoas com alergia a camarão também possuem este sintoma.

cuidados

Doenças de trato intestinal e até do coração possuem inflamações na pele como sintoma.

Como saber? Uma conversa com um médico e exames clínicos serão os responsáveis por um diagnóstico mais preciso, bem como uma ajudinha você mesmo citando tudo o que há de estranho em seu corpo ao longo das últimas semanas. Doenças graves são mais facilmente diagnosticadas com a ajuda de um médico.

Caspa

Adultos com dermatite seborreica em seu couro cabeludo podem usar um shampoo anti-caspa encontrados em mercados e farmácias que contém um destes ingredienteschave:
  • Alcatrão de hulha
  • Cetoconazol
  • Ácido salicílico
  • Sulfeto de selênio
  • Piritionato de zinco
No video abaixo há dicas e cuidados muito importantes de como lavar os cabelos da maneira certa, ajudando a diminuir bastante a caspa:

Para bebês é recomendado lavar o cabeludo diariamente com água morna e shampoo. Se isso não ajudarfale com seu pediatra sobre xampus medicamentosos antes de você tentá-los. Um xampu anti caspa pode irritar o couro cabeludo do seu bebê. Para suavizar manchas grossas primeiro, esfregue óleo mineral sobre a área e a escove suavemente com uma escova de cabelo do bebê para ajudar a descascar as escamas.

Converse com o seu médico ou pediatrase você estiver usando um tratamento diferente do shampoo, uma vez que pode haver efeitos colaterais, especialmente se você usálo por mais tempo ou mais frequentemente do que prescrito.

Tratamento e Cuidados

Às vezes, a dermatite seborreica vai melhorar por si só, é comum ela aparecer e desaparecer por conta. Pode durar por anos mas você pode controlála tendo cuidados para deixar a pele limpa e saudável.

O tratamento de uma dermatite seborreica deve ser sempre acompanhado de um dermatologista e é bem variável de acordo com os tipos de dermatite. Se for alergia, apenas ficar distante do produto que te causa o problema é o suficiente. Você pode conversar com seu dermatologista ou clínico geral sobre um teste alérgico para identificar a maior parte das substâncias que causa o problema.

No rosto e no corpo é recomendado manter as áreas afetadas limpas. Lave com água fria a morna (evite água quentee sabão todos os dias, de preferência usando sabão de coco é uma forma de tratamento caseiro barato e eficaz. 
Confira o video abaixo com dicas de tratamentos caseiros para a dermatite seborreica:

Outros tratamentos incluem:
  • Produtos antifúngicos
  • Loções de corticosteróides
  • Shampoos diferenciados
  • Produtos de enxofre
  • Muitas vezes os melhores resultados vêm de uma combinação de tratamentos, tanto a medicação e estilo de vida.
No caso da dermatite emocional um tratamento de controle de ansiedade pode ser feito. Nos casos mais graves podem ser receitados anti depressivos, mas o encaminhando a um psicólogo ou psiquiatra é extremamente indicado. O paciente pode procurar alternativas para o tratamento como a prática esportiva, pilates e yoga e outros métodos relaxantes. O artesanato pode ajudar bem no controle do estresse e da raiva.

No caso do problema ser associado a elementos naturais que não dá para evitar, pomadas e medicamentos podem ser receitados para aliviar os sintomas. O mais importante é saber a principal causa, e para isso um teste alérgico é crucial. E há muitas alergias consideradas estranhas e raras, como alergia a água, ao sal, a temperos, a pão e uma das mais comuns e que causa problemas, ao leite.

Recomendamos que procure um médico principalmente quando:

  • Você sente desconforto a ponto de perder o sono ou se distrair de suas rotinas diárias
  • Sua condição causa constrangimento e ansiedade
  • Você suspeita que sua pele está infectada
  • Você já tentou tratar o local sem sucesso

Mais artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *