FISICULTURISMO FEMININO: Fotos Antes e Depois

Quando se fala em fisiculturismo muitas pessoas unem a imagem do ator saradão Arnold Schwarzenegger em sua melhor fase, em Conan, O Bárbaro. Esta é mesmo uma imagem comum e muitos homens tem o ex governador da Califórnia como um símbolo e um foco na malhação. Não é bem assim. Há diversas formas de entrar neste meio cada vez mais idolatrado e com uma gama de mulheres chegando ao top dos tops e até ensinando aos marmanjos como manter o corpo ideal.

como funciona fisiculturismo feminino

O fisiculturismo feminino não é moda, mas anda ganhando cada vez mais espaço no mercado. As competições são até um pouco apagadas, exibidas em canais a cabo e online. É um esporte com um objetivo simples: buscar a definição corporal apenas com massa magra. A proposta é participar de competições para se encontrar o corpo mais definido, com a melhor proporção, simetria e desempenho dos atletas em concurso.

As mulheres são novas no meio. Entraram no ramo do bodybuilding feminino apenas na década de 70, mas já são famosas. Algumas até elaboram treinos, como Dana Linn Bailey, com mais três esportes, futebol, basquetebol e hóquei. Seu primeiro prêmio no setor foi em 2006 e desde então treina e indica treinos e rotinas para quem deseja aperfeiçoar sue corpo.

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Dana Linn Bailey

O que você precisa para praticar o fisiculturismo feminino?

E o que precisa fazer para praticar o fisiculturismo feminino? Disposição sempre, claro. O primeiro de tudo é uma boa academia para treino. O esporte é essencialmente malhar para a definição muscular e ter uma boa dieta. Alimentação, exercícios para queima de gordura e massa gorda são essencias para uma boa definição.

Há quem tenha um bom treinador, um personal trainer, enquanto outros podem elaborar depois de estudo o seu melhor treino. O mesmo treino não serve para duas pessoas, pois diversos fatores mudam, como o peso corporal, sua capacidade física, resistência e o principal: objetivo. Nem todo mundo que está em fisiculturismo tem como meta uma competição. Pode ser algo apenas para você. Se for esse o caso, os treinos costumam ser mais leves.

A questão disciplina é um dos pontos mais essenciais, se não o principal. É preciso ter dedicação para ir a uma academia todos os dias, no mesmo horário e cumprir suas metas. Não pode abusar na dieta e nem fugir dela tanto assim. Há momentos de lazer, mas é preciso gostar também do meio e de levantar pesos em busca de um resultado maior. Parece simples, mas não é tanto assim para quem não curte uma boa musculação e a rotina de exercícios repetitivos.

Categorias

Se você nunca foi a uma competição de fisiculturismo feminino, talvez devesse dá uma olhadinha ao menos na internet. São estimulantes o que mulheres disciplinadas podem fazer com o corpo. Algumas realmente chocam porque perdem bastante da feminilidade, mas vale a pena para dar estímulo para quem quer começar a malhar.

Para quem quer conhecer um pouco mais ou pensa em competir, as categorias para o fisiculturismo feminino são:

  • Bikini – é a mais leve e a mais disputada, na qual mulheres proporcionais e sem muita definição muscular mostram um corpo sarado e sem tanta força. O biquíni é apenas a roupa para mostrar melhor o corpo, não conta pontos se mudar em cores ou estampas. O corpo deve estar ao natural, mas maquiagem e óleos ajudam a mostrar melhor os músculos definidos. E tem que ter simpatia também.fisiculturismo feminino categorias
  • Wellness (body summer) – nesta categoria a avaliação é pelo corpo e sua definição principalmente, mostrando que as concorrentes malham mesmo. Deve haver um baixo percentual de gordura, apenas músculos definidos mesmo, por isso não adianta ter um corpão se for de gordura. O corpo deve ter uma aparência saudável e sem exageros.campeonato wellness feminino
  • Body Fitness – é aqui que o nível começa a se elevar. É preciso ter ombros mais largos e braços muito bem malhados, com volume, para esta categoria. Os especialistas chamam de corpo em formato de Y, um dos mais comuns em quem malha bastante. Muscultura deve ter 0% de gordura. Todo o corpo é avaliado, tanto de frente, como lateral de costas.fisiculturismo feminino fitness
  • Women’s Physique – Há uma tentativa das mulheres de manter a feminilidade nesta categoria, mas deve haver mais músculos e definição que as anteriores. Há uma voltinha de apenas 50 segundos para cada concorrente, que deve mostrar seu corpo e parar de frente.fisiculturismo feminino - dieta
  • Culturismo – seria a categoria quase Arnold Schwarzenegger. Quanto mais massa e mais musculatura melhor, com visual pesado mesmo e que assustam pela demonstração de músculos tão bem definidos. É a categoria mais escassa em competidoras, dadas as regras e a quantidade de exercícios necessários. Seria o mais próximo de um corpo perfeito.fisiculturismo feminino - treino

Quer saber mais sobre as regras para as diferentes categorias de campeonato para mulheres? Confira o video abaixo:

Fisiculturismo feminino – Fotos antes e depois

Confira algumas transformações corporais que algumas mulheres conseguiram!

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Fisiculturismo feminino – preço

Quanto será que custa praticar o Fisiculturismo feminino? Dos esportes, não é o mais caro. Exige apenas uma roupa confortável para malhação, um bom tênis, uma matrícula em academia e um personal. Suplementos alimentares ajudam a conseguir o corpo dos sonhos, mas não são cruciais. Há quem consiga apenas com uma boa malhação e dieta.

Caso queira avançar nos treinos e mais dedicação ou fazer disso esporte e fonte de renda, uma academia em casa pode ser mais interessante. Neste caso os custos podem chegar a mais de R$ 10 mil com bom maquinário. O personal é legal para começar, mas muitos dispensam porque já aprendem bem a treinar. Há oficinas ensinando como adquiri melhor maça com alguns exercícios que ajudam a montar seu próprio treino. Muita leitura é essencial, por isso assinar algumas revistas do setor ou seguir feeds de sites do tema é crucial para saber das modernidades e calendário de competições.

E como a maior parte não abre mão de um bom suplemento, a prática pode ficar um pouco mais cara. Há quem gaste mais de R$ 1 mil em suplementos mensais, mesmo não sendo tão necessário assim. Os alimentos podem fornecer os nutrientes necessários para a composição de massa magra e ganhar ou perder peso. Seria uma potenciação do treino com suplementos.

Ao começar a malhar hoje, não espere ter o corpo dos sonhos e das demais competidoraS em menos de três meses. Para resultados imediatos você verá resistência muscular, mais definição corporal em alguns pontos, mas nenhum milagre. É um resultado gradativo. Um competidor pode se preparar por mais de cinco anos para chegar à boa forma.

3 Responses

  1. Marlise Reblin de Abreu disse:

    iniciei musculação a 2 anos, e estou a procura de definição com diminuição do percentual de gordura….preciso de dicas.
    Tenho 40 anos altura 1,56 Peso 56kg minha ultima avaliação 21% de gordura.É possivel conseguir hipertrofia ou definiçao na minha idade

  2. gracielle r disse:

    Oi quem ver esta minha mensagem hoje no momento estou parada adoro muito malhar correr na minha infância sempre Sempre fiz exercícios pesados gostaria muito de voltar a malhar tenho estrutura tenho corpo quero usalo para vencer meu sonho choro por ver mulheres que tem condição e não usa pois não tenho mais tenho garra e vou conseguir acho lindo fisiculturismo meu sonho um dia chegarei lá pelo meus dois filhos lutarei contra onda de pessoas que nos colocado pra baixo obrigada e parabéns a todas as mulheres vocês são lindas um beijo

    • luis disse:

      Gracielle, boa tarde!

      Olha, uma academia hj, no Bairro, custa R$ 60,00, se eu fosse você, dava um jeitinho, e treinava, mesmo que de forma recreativa, pois percebi que você gosta muito deste esporte. Agora, para competição, aqui no Brasil, totalmente desaconselhável. Não dá dinheiro, e você poder vir a ter sérios problemas de saúde.

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