DIETA VEGETARIANA: 20 Dicas! Emagrece? Cardápio

O mais comum é pensar que fazer uma dieta vegetariana é deixar de comer carne. Basicamente é isso, mas não é simplesmente eliminar a carne, rica fonte de proteínas, do cardápio. É necessário fazer a compensação correta entre cortar alimentos e colocar outros que deixem seu corpo com a nutrição necessária. Quando não se faz isso, é comum muitos vegetarianos se sentirem fracos, sonolentos e sem energia. Normal, seu corpo não está recebendo tudo o que a carne envia nos vegetais.

dieta vegetariana como fazer

Em termos simples, a dieta vegetariana consiste em não comer carne, o que não é o fim do mundo ou significa que você vai passar fome. Além da carne de animal você tem uma gama de opções de alimentos de origem vegetal como grãos (arroz, feijão, fava, lentinha), frutas, folhagens (alface, acelga), dentre outros, todos nutritivos e saudáveis e pobres em gordura.

Quando você se torna um vegetariano não deve comer mais nenhum tipo de carne de animal, nem aves criadas especificamente para isso. Muito nutricionistas defendem que se feita corretamente, esta prática torna a sua alimentação muito mais saudável.

Entenda: vegetariano não é vegano, são dietas diferentes.

  • O vegano é um pouco mais radical e tem como filosofia de vida ser contra o consumo de animais e também exploração, por isso ele não come também os derivados do animal, como ovos e leite.
  • Os veganos também são contra a exploração de mão de obra animal em carroças, uso de testes de produtos em animais, dentre outros pontos.
  • Há debates enormes e longos sobre este tipo de dieta, como o fato dos animais fazerem parte da cadeia alimentar humana desde de sua existência na terra.
  • Os veganos defendem os amigos de quatro patas ou mais com o fato de nossa dieta já ser rica e nossa tecnologia avançada demais para necessitarmos do uso de carne.

Tudo bem, você não liga se fazem testes em animais (necessários em alguns casos de medicamentos) e acha que a carne deve sim fazer parte da sua dieta por enquanto. Afinal, o sabor de uma maminha devidamente assada não tem comparação, não é mesmo?

Mas talvez você precise de algum incentivo a mais.

Além de ser nutritiva, a dieta com vegetais ajuda a controlar ou se livrar da obesidade, evita a doença arterial coronariana, causada pelo excesso de gordura nas artérias, ajuda no controle da hipertensão arterial, também auxilia no controle da diabetes e até combate alguns tipos de câncer. Que tal experimentar?

Dieta vegetariana para emagrecer

dieta vegetariana para emagrecer
Uma das propostas da dieta vegetariana é perder peso. E como isso seria possível? A carne é rica em proteínas e gorduras, mas ambos são encontrados em vegetais também.

O problema de comer carne é que ela é rica em gorduras dos mais diversos tipos e seu excesso se acumula diretamente nas camadas superiores da pele, causando as terríveis gordurinhas localizadas. A maior parte das pessoas gordas, em especial da dieta norte americana, são grandes consumidoras de coxinha de franco, pedaços de carne ricos em gordura e frituras. Se você deseja perder peso, cortar a carne e em especial os dias de exagero como churrasco e rodízios é um excelente começo.

Se você quer emagrecer com a dieta vegetariana, deve cortar a carne de sua alimentação ao menos de segunda a sexta. Aves também são ricas em gordura, então corte-os também, mas mantendo a devida equiparação no cardápio para proteínas e carboidratos. Segundo nutricionistas, a dieta ideal seria de 1.300 calorias por dia para perder 1 quilo por semana.

O segredo é enriquecer seu cardápio com frutas com alto valor nutricionais, e para isso temos algumas sugestões.

Café da manhã:

  • Um suco de fruta natural sem açúcar
  • Uma fatia de pão integral com queijo light

Lanche da manhã:

  • uma fruta como maça, manga que te preencha bem para suportar até o almoço

Almoço:

  • salada com ampla gama de folhas como alface, acelga, espinafre, dentre outras
  • uma porção de arroz integral com cenoura ou outro tempero com verduras

Jantar:

  • sopa de diversas folhagens. Crie uma receita diferente por dia e com certeza vai perder peso!

Alguns alimentos que você deve incluir ao longo de suas refeições semanais: pão integral ao invés do pão francês comum (pão de sal em alguns estados), queijo ricota, gelatina diet, sucos naturais ao invés de refrigerantes, água de coco para uma boa nutrição de sais minerais ao menos uma vez por semana, dentre outros

Modifique sempre os pratos, pois sem variação o paladar cansa rápido da dieta limitada.

Dieta vegetariana para hipertrofia

dieta vegetariana hipertrofia

A dieta vegetariana pode ser uma grande auxiliar de ganho muscular. Apesar das proteínas serem as grandes responsáveis pelo ganho de massa, é possível sim criar músculos com a ajuda de alimentos de origem vegetal ricos em tais substâncias, como:

  • Alimentos de origem animal – na dieta vegana eles são eliminados, mas são super importante para o ganho de massa para quem faz musculação, como ovos e queijos, mel.
  • Folhagens- os mais ricos em proteínas são: espinafre, couve, brócolis, cogumelo, salsa e repolho.
  • Verduras – tomate, pimentão, pepino, beterraba, cenoura.

O vegetariano ou vegado pode abusar de lanches ricos em proteínas, que ajudam a manter a alimentação saudável e conter os acessos de fome e até evitam doenças. A beterraba por exemplo, ajuda a manter o sangue forte e mantém a dieta em dita, até ajudando o corpo na nutrição básica e manter a pele mais limpa.

Cardápio: Dicas de pratos vegetarianos saborosos

dicas de dieta vegetariana

Sopa de creme de beterraba 

Os ingredientes necessários são:

  • duas xícaras de beterraba cozida e picada
  • uma colher de sopa de farinha de glúten ou de trigo
  • duas xícaras de caldo de legumes
  • meia cebola picada
  • uma xícara de leite de soja
  • um pedaço de pimenta vermelha
  • uma pitada de noz-moscada ralada
  • sal marinho

Modo de preparo:

  1. Corte a beterraba em pedaços pequenos e coloque para cozinhar em uma panela.
  2. Depois das beterrabas cozidas, coloque seu caldo de legumes e os temperos com dosagem a gosto e deixe fervendo por apenas cinco minutos.
  3. Depois é só acrescentar a beterraba e a farinha com leite já dissolvidos e mexa até engrossar.
  4. Passe tudo no liquidificador e sirva morno.

Salada à Camponesa 

Os ingredientes são:

  • salsinha picada a gosto
  • uma cenoura inteira tamanho médio cortadinha em cubos
  • uma xícara de vagem cortada em pedaços
  • palmito em rodelas ou pedaços pequeno
  • buquês de couve flor
  • meia xícara de maionese light
  • meio potinho de iogurte natural

Modo de fazer:

  1. organize o prato com todos os ingredientes e os misture bem com a maionese.
  2. Coloque sal a gosto e pode fazer um molho especial.
  3. Evite molho pronto.

Suco detox para um café da manhã light

Ingredientes:

  • uma rodela de abacaxi
  • um pequeno maço de hortelã
  • suco de duas laranjas
  • um pedaço pequeno de gengibre
  • suco de um limão

Modo de preparo: coloque todos os itens em seu liquidificador, bata com pedras de gelo e água e sirva em seguida.

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