Dieta Detox: Emagrece? O que é? Funciona? Como Fazer?

O termo detox quer dizer um processo natural e contínuo do corpo de neutralizar ou eliminar as toxinas do corpo. As toxinas, termo na moda no universo da perda de peso e busca do corpo saudável, são tudo o que pode danificar os tecidos do corpo, como resíduos de células normais, amônia, ácido láctico e homocisteína, e as toxinas de origem humana que estamos expostos no nosso ambiente, comida e água.

O nosso organismo trabalha continuamente para desintoxicar, por isso o termo detox. Todas as substâncias prejudiciais devem ser excretadas pelo corpo. O grande problema é que este processo natural não é dos mais rápidos. Para dar uma ajudinha ao corpo é que surgiu a dieta detox.Dieta detox - como funciona

 

O que é a dieta detox?

A dieta detox nada mais é que um programa de dieta com uma mudança de hábitos alimentares para ajudar o organismo na limpeza de substâncias que ele não precisa.

Todos os dias ingerimos uma enorme quantidade de alimentos tanto com boas substâncias como más no mesmo produto. Uma simples fruta pode ser rica em vitaminas mas também uma série de substâncias que causam a retenção de líquidos, o mal funcionamento dos rins, propensão a diabetes, dentre outros males ao corpo. Com esta dieta há uma tentativa de eliminar ao máximo o que não nos faz bem e deixar apenas substâncias agradáveis ao corpo que ajudam na saúde, bem estar e também prolongam a qualidade de vida.

dieta-detox-dicas

A sugestão principal é o uso de ervas e outros alimentos na sua alimentação diária, incluindo lanches na remoção de toxinas ambientais e dieta do corpo. O nosso corpo já faz isso mas temos mais métodos buscados com elementos naturais, como uma boa alimentação, para conseguir deixar o nosso corpo mais limpo. É como dar uma forcinha a seu organismo.

Dieta detox: Refeição equilibrada

Há muitos diferentes tipos de dieta detox. Geralmente os nutricionistas indicam como uma dieta de curto prazo que minimiza a quantidade de produtos químicos ingeridos (por exemplo, comer alimentos orgânicos). Pode ainda dar ênfase a alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e antioxidantes que o organismo necessita para a desintoxicação. Sempre haverá alimentos ricos em fibras e água para extrair e eliminar toxinas através do aumento da freqüência de evacuações do sistema digestivo.

Por que fazer uma dieta detox?

Pesquisas médicas informam que muitos dos itens ingeridos diariamente através de alimentos, água e outros possuem produtos químicos que podem ficar depositados em células de gordura em nossos corpos. As toxinas estão presentes em quase tudo que consumimos como em pesticidas por meio dos alimentos ingeridos, antibióticos e hormônios em alimentos, produtos de limpeza, detergentes, aditivos alimentares, metais pesados, poluição, drogas e fumaça de cigarro. A dieta detox ajuda a eliminar o que não serve para o nosso corpo e faz mal.

Dieta detox: Receita deliciosa

Uma dieta pobre nos nutrientes que nosso corpo precisa também pode prejudicar a capacidade natural do organismo de se desintoxicar de tais produtos químicos, o que mais leva ao seu acúmulo no organismo. Este acúmulo se torna peso corporal e pode causar doenças. Também há uma associação médica de tais substâncias ruins com o desequilíbrio hormonal, a função imunológica diminuída, deficiência nutricional, e um metabolismo ineficiente. Pode haver indigestão, falta de concentração e fadiga, dores de cabeça, mau hálito, pele seca e dores musculares.

Dieta detox emagrece?

O que atrai mesmo as pessoas é a possibilidade de perder peso. Se você está focado em consumir menos alimentos ruins, menos produtos que podem fazer mal ao corpo, também vai conseguir manter a dieta em dia com a menor ingestão de calorias e itens que se transformam em gordura corporal. Como há um foco em alimentos ricos em nutrientes, pouco dos industrializados você vai ingerir, e por consequência vai perder peso.

Dieta detox ajuda a perder peso

O foco da dieta detox não é perder peso. Ela começou ajudando pacientes a se alimentar melhor. Mas hoje em dia já foi constatado que a dieta detox emagrece porque você está realmente comendo melhor, com qualidade na alimentação, por isso a perda de peso. Ao eliminar os fast foods, por exemplo, diversas calorias estão indo embora da sua dieta, e por consequência e de uma forma natural, acontece a perda de peso.

Este modelo de dieta começou a ficar famoso quando várias pessoas que, com condições de saúde diversas, começaram a divulgar que perderam peso. E como o foco moderno é ficar com o corpo ideal e se livrar do sobrepeso, receitas são sempre bem vindas. Uma das grandes vantagens da detox é que ela promove uma perda de peso saudável, e não apenas perder peso para entrar na roupa dos sonhos. Por isso tanto sucesso e tantos livros e revistas comentam sobre este modelo de dieta considerado o mais saudável pelos médicos.

Os benefícios mais frequentemente citados no organismo em geral com esta dieta são melhoria da energia, a pele mais clara, intestino regular, melhora a digestão e aumento da concentração.

Todo mundo pode fazer a dieta detox?

Qualquer tipo de dieta deve ser programada por um médico. Mas alguns grupos já podem fugir de cara deste tipo de dieta, como mulheres grávidas ou amamentando, com doença renal ou hepática e viciados em álcool ou em processo de desintoxicação de drogas. Em tais casos, apenas com acompanhamento médico.

Os efeitos colaterais da dieta detox incluem diarreia excessiva, que pode causar desidratação e perda de electrólitos, por isso a ingestão de água é crucial e pessoas com algumas doenças não podem fazer este tipo de alimentação. Pode ainda surgir um cansaço constante, irritabilidade, acne, perda de peso, e a fome, em especial se você comia muito.

Alimentos da dieta detox

O que você pode comer em uma dieta detox? Frutas são sempre indicadas. Se optar por sucos, sem açúcar, sempre prefira o suco natural. Pode comer frutas secas, sem açúcar, em quantidades limitadas, como as passas e ameixas secas.

O que comer na dieta detox

Os legumes são particularmente bons alimentos de desintoxicação. A lista principal inclui brócolis, couve-flor, cebola, alho, alcachofras, beterraba e folhas verdes escuras. São boas dicas os vegetais do mar, incluindo algas, folhas de nori, muito usados na culinária oriental.

Sucos da dieta detox

É uma boa pedida incluir em sua dieta ainda grãos e amidos, arroz, especialmente o integral, quinoa, trigo sarraceno, aveia. Não se esqueça de feijão e legumes, ervilhas amarelas e verdes, lentilhas e das nozes e sementes, como sementes de girassol, de abóbora, de gergelim, de chia, nozes cânhamo, dentre outras.

Você pode visitar um nutricionista e pedir uma melhor dieta de acordo com seus hábitos alimentares, que pode incluir todos os alimentos listados acima ou ainda outros que você curta mais.

o que pode comer

Suco Detox

Para quem quer começar e não sabe como,os sucos são uma ótima alternativa de complementar a dieta e ainda ajudam a limpar o organismo. E são tão saborosos que até fazem parte do cardápio popular dos espaços.

Uma das receitas é:

  • uma laranja
  • duas folhas de couve
  • uma colher de sobremesa de gengibre em pedaços bem pequeno
  • uma fatia de abacaxi e 200 ml de água.

É só bater tudo com uma pedrinha de gelo e tomar no lanche ou de manhã para começar o dia até mais disposto.

suco detox

Mitos e verdades sobre a dieta detox

Depois do seu sucesso entre as indicações médicas e famosos, a dieta detox se tornou tão popular a ponto de ser capa de mais de 20 revistas de dieta ao mesmo tempo.

Mas como uma grande brincadeira infantil telefone sem fio, cada um que conte a sua versão de sucesso e passe adiante algumas inverdades, confundindo quem desejar levar a sério a dieta.

  • Um dos maiores mitos é conseguir emagrecer 10 quilos em uma semana de forma saudável. Mentira. Uma perda de peso em tão pouco tempo é sinal de má nutrição e a massa muscular pode ser comprometida.
  • Você não vai perder gordura em tão pouco tempo, mas sim massa magra, a necessária para o bom funcionamento do seu corpo.
  • Os efeitos colaterais de perda de peso avançada em curto tempo são taquicardia, cansaço, dores de cabeça, insônia e mal funcionamento até dos rins.

mitos

Você também não pode fazer a dieta por quanto tempo quiser.

  • Com o organismo acelerado na eliminação de oxidantes e radicais livres, com o tempo seu corpo vai começar a eliminar o essencial também e prejudicar o sistema.
  • Os médicos indicam esta dieta por no máximo 30 dias, nunca mais do que isso.
  • Pacientes cardíacos a fazem por no máximo 8 dias seguidos.

Os atletas também não podem fazer essa dieta. ao contrário do que grande mídia propaga.

Isso porque ela é para a eliminação de líquidos também e os atletas já possuem uma grande eliminação de líquidos, podendo ficar desidratados. Na dúvida, busque sempre uma avaliação médica por um nutricionista.

A receita de dieta detox logo após de um fim de semana de farra e ingestão de bebidas alcoólicas também não é indicada.

Diversas revistas e sites indicam a detox para perder os quilos extras do churrasco do fim de semana, mas as bebidas deixam seu corpo desidratado e esta dieta pode agravar ainda mais o quadro, causando sérios riscos aos rins. O ideal é sempre manter a moderação e nunca abusar da bebida. Mas se abusar, suspenda a sua dieta por um ou dois dias e faça a ingestão de alimentos naturais para devolver ao corpo os nutrientes perdidos.

mitos e verdades

Uma das dúvidas mais comuns: uma alimentação balanceada dispensa a dieta detox? Sim! Alimentos pobres em gorduras, fontes naturais de nutrientes aliados com carboidratos e pobre em calorias já irá equilibrar seu organismo, dispensando a necessidade de sucos verdes e lanches mais fortes para forçar o organismo ainda mais. O ideal é ter uma dieta permanentemente equilibrada e não precisar de reforços semanais ou por período curto de tempo.

Dieta detox não pode ser pobre em proteínas também. Este é um dos maiores mitos. A proteína em grande quantidade realmente ajuda no ganho de peso, mas cortar só faz mal. A proposta é equilibrar a quantidade sempre com moderação.

1 Response

  1. Patrícia disse:

    com certeza essa dieta é espetacular,vou aderir com certeza!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *