Body Pump: Como funciona, Benefícios, Emagrece?

Malhar ou apenas ginástica? Qual o melhor ou os dois? Muitos atletas de academias ficam na dúvida porque nem sempre a agenda acopla as duas modalidades. Caso contrário, seria necessário ficar mais de duas horas na academia, o que não é viável para ninguém, todos hão de convir. Para quem tem um tempo curto para dispensar com atividades físicas, uma aula promete ser a mais completa na busca do corpo perfeito: o body pump.

Body pump aula- quais os benefícios

O nome já deixa um pouco claro que o Body Pump não é uma invenção nossa. Ela foi criada pela Les Mills International, uma equipe da Nova Zelândia formada por diversos especialistas em busca de criar treinos perfeitos. A proposta é gastar menos tempo em uma academia e com a maior eficiência possível. E ao contrário do que os novos atletas podem pensar, o Body Pump não é algo novo. Surgiu nos anos 90, lá no comecinho da década das Spice Girls, tornando-se mais conhecida nos últimos anos pela busca do corpo sarado incansável das brasileiros. Outros métodos interessantes e que ajudam a queimar calorias são o sh’bam e o body combat.

O que é Body Pump?

Essencialmente o Body Pump é uma aula usando movimentos de ginástica, coreografias e pesos ao mesmo tempo. Muita gente já pode praticar e nem sabia que é esse o nome, pois entra na programação das academias como aula de ginástica muitas vezes e não com seu nome correto. Há quem chame de ginástica com musculação, ou ginástica localizada com pesos, dentre outros nomes populares.

A aula foi criada com o intuito de trabalhar o corpo todo, diversos músculos ao mesmo tempo forçando cada vez mais. Logo, se você precisa escolher entre malhação e ginástica para tornear e perder peso, o body pump é a aula que procurava. Ele ajuda a queimar calorias devido aos movimentos com muito mais intensidade que uma musculação, enquanto ao mesmo tempo trabalha uma boa quantidade de músculos levantando peso para tornear, aumentar a resistência ou eliminar o excesso. É uma aula completa mesmo!

Usando música e ritmando os passos, os professores guiam os alunos em coreografias lembrando a ginástica comum. Os auxiliares são caneleiras, alteres pequenos para começar e depois aumentando para os ajustáveis com peso, steps para subir e descer, barras com peso, dentre outros. O mais legal da aula é que ela brinca bastante com a musculação, deixando o ato de malhar menos chato. Para quem não gosta da solidão de usar uma máquina e esperar a sua vez depois, é uma boa opção. Ali está todo mundo fazendo junto e estimula mais.

Body pump emagrece?

Muita gente foi atraída até o nosso artigo por este questionamento, não? Afinal, emagrecer é um dos maiores focos da maior parte das pessoas que vai para uma academia. E assim como todas as atividades que envolvem movimentar o corpo, body pump emagrece sim. Há quem diga que musculação não emagrece, mas depende do foco. Fazer mais exercícios em menos tempo e alternados ajuda sim a perder peso. Tudo o que movimenta o corpo promove a perda de peso. Se mais rápido ou mais lentamente, depende do seu plano de treino.

body pump emagrece - benefícios

O body pump tem uma dupla vantagem para o corpo. Os movimentos ajudam a queimar calorias e com o esforço de levantar pesos ou usar steps, a queima é potencializada. Ou seja: você perde mais quilos que usando aparelhos de musculação comuns e ao mesmo tempo torneia e define, direcionando a queima de calorias. Poupas aulas fazem isso. O peso garante que você queime a parte ruim da gordura localizada justamente na parte onde deseja. Isso é bom ou não?

Cada aula de body pum dura em média 40 minutos. Mais que isso seria forçar o corpo demais. O ideal é manter a rotina de exercícios iguais por ao menos três semanas para o corpo se acostumar com o esforço e apenas depois aumentar os pesos e forçar um pouco mais na aula.  O aumento de peso pode ser indicado por seu personal trainer ou você mesmo pode ir fazendo isso, mas sempre de quilo em quilo. Começar com muito esforço pode causar alguns problemas maiores como lesão muscular, dores no corpo e até problemas cardíacos.

Os benefícios do body pump

Como toda atividade física, há sempre uma melhoria da disposição. Você está liberando adrenalina enquanto movimenta o corpo com intensidade, e isso ajuda a melhorar a qualidade do sono, a disposição. Além de emagrecer, um dos maiores e melhores benefícios para algumas pessoas, esta atividade também melhora a atividade cardiovascular, aumenta a resistência muscular e torneia os músculos.

E como é uma atividade unindo pesos e movimentos, ajuda a eliminar a flacidez e potencializa a perda de gordura localizada. Tem algo melhor que isso para você que não consegue perder aquele horrível culote, por exemplo? Esta atividade consegue ser muito mais eficiente que apenas dançar ou outras atividades sem o uso do peso. A resistência muscular também fica melhor, pois envolve esforço físico e não dos mais leves. É mesmo uma atividade completa para o corpo.

A queima de calorias promovida por apenas 40 minutos desta aula gira em torno de 540 kcal, uma das maiores queimas de aulas em academia.

Quem não pode fazer body pump?

Como é uma atividade com esforço físico e cardiovascular, é importante fazer uma avaliação médica antes para saber se você se encaixa ou não no perfil de atleta para esta atividade. É crucial também não ter problemas de joelho, uma vez que a maior parte dos esforços são feitos sob meso em sobe e desce do estepe. Alguns tipos de tendinite e pessoas com pressão arterial desregulada podem ficar de fora desta atividade também.

Mais artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *