Ballet Fitness: Como Funciona? Ajuda a Emagrecer?

Exercícios aeróbicos são os ideais para perder peso e os indicados por médicos e nutricionistas. Mas com aulas tradicionais, pouca gente consegue passar mais que uma semana na prática esportiva e frequentar com afinco a academia. Por isso existem modalidades diversificadas. A mais nova sensação é o ballet fitness encontrada em academias de todo o Brasil.

ballet fitness

O balé fitness é uma aula aeróbica com uma mistura de movimentos diferentes. Os professores usam conceitos de pilates, de ballet clássico e com bastante movimento do jazz, fazendo o corpo se mexer em uma perfeita postura corporal.

A aula dura em média 40 minutos, com dança, alongamento, intervalos curtos de descanso e mais dança e movimentos clássicos.

A dinamicidade da aula é o seu principal atrativo. Os alunos serão apresentados à música clássica sim, mas alguns professores usam remixes e canções mais modelas. Pode-se usar bolas de pilates também para misturar o clássico movimento de uma bailarina, com alongamentos mais intensos, trabalhando inclusive a região que as mulheres odeiam ter gordura: a barriga.

Confira abaixo uma amostra de como funciona o balé fitness!

Os benefícios do ballet fitness

Pelo nome, seria comum ao ballet fitness atrair dançarinas de ballet. Mas como é uma mescla, mesmo quem não curta muito a dança clássica centenária poderá curtir uma aula de ballet finess. O objeto principal da aula é movimentar o corpo e queimar calorias. E como é intensa, ela ajuda na perda de peso. Há quem sinta muito mais os benefícios do balé fitness que com qualquer outro tipo de aula.

balé fitness com Betina Dantas

Os movimentos mesclados da dança ajudam na postura e definição dos músculos. A aula movimenta todo o corpo na verdade, ajudando na flexibilidade com os alongamentos e definindo pernas, braços e o abdome. Não é como no ballet tradicional, por mais que a dança também ajude na definição corporal, esta potencialização da dança moderna ajuda muito mais. As pernas são as maiores beneficiadas e a coluna ganha uma nova postura.

Os alongamentos antes e depois da aula também são mais intensos e melhoram a musculatura de pernas e braços. Os alunos vão aprender a abrir escala, trabalhar resistência de braços e pernas. A atividade cardiovascular será intensa, ajudando na resistência física. Quem não curte a intensidade e a monotonia da musculação, costuma se dar muito bem neste tipo de aula.

Quantas calorias vou perder com o ballet fitness?

O maior benefício de uma aula de ballet fitness ainda é sua perda de calorias de longo alcance. A aula dura em média 40 minutos, mas apenas meia hora te ajudam a queimar 794 calorias. Isso é muito mais que a mesma quantidade de tempo que uma corrida e de forma muito mais intensa. Como você trabalha a musculatura como um tudo, acaba ajudando a perder de forma mais eficiente as gordurinhas localizadas.

Aula de ballet fitness para diminuir barriga

Roupas para ballet fitness

Há quem use roupas de malhação, mas o indicado é a vestimenta do ballet, que são sapatilhas sem ponta, meia calça, collant e um shortinho ou saia. Adaptações são permitidas, como top e calcinha e um shortinho, mas a sapatilha é obrigatória.

 

Mais artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *