AULA DE GAP: Como funciona? Emagrece? Benefícios

Não há mesmo desculpas de não frequentar uma academia, pois há atividades para todos os gostos. Se você adora dançar e odeia máquinas de musculação temos a aula de zumba ou dança do ventre, dentre outras. Se você adora exercícios focados para chegar ao corpo perfeito, talvez a aula de GAP seja a sua praia. Já são conhecidos há mais de uma década, mesmo que você não tenha ouvido falar do GAP por ai, talvez já tenha até feito uma aula de GAP antes mas não recorde. Depois de ler nosso artigo completo, talvez tenha ainda mais vontade de fazer!

aula de gap emagrece? Exercícios

O que é GAP?

A aula de GAP consiste em exercícios para glúteos, abdome e pernas, explicando o porquê da sigla. Esta aula tripla e mais completa surgiu nos anos 90, quando a mulher independente começou a ter cada vez menos tempo disponível para malhar. Os moldes tradicionais pediria um dia para cada bateria de exercícios e trabalho em uma musculatura, então se trabalharia no máximo pernas e abdome. Com os novos exercícios em tríplice, fica mais fácil se dedicar a ao que importa. Afinal, quem não busca uma boa academia para este grupo muscular, não é mesmo? Em especial pernas torneadas, o sonho de diversas mulheres.

A aula dura em média 40 minutos, o que não é pouco. Neste meio tempo há três partes:

  1. aquecimento e alongamento para preparar o corpo da maratona
  2. a bateria de exercícios triplicada que trabalha diversos músculos ao mesmo tempo
  3. e depois vem o relaxamento, um ótimo alongamento que não dura muito

Pode ser feita todos os dias, mas o ideal é deixar a musculatura descansar, por isso indica-se trabalhar com GAP três dias por semana apenas. A maior parte das academias possui um programa alternado, com aulas às segundas, quartas e sextas ou terças, quintas e sábados, mas sempre alternando. Mas nada impede você de fazer de segunda à sexta, em especial se seu objetivo é queimar calorias e reduzir medidas.

Aula de GAP emagrece? Benefícios

O grupo de exercícios de GAP  listados para uma aula  é composto por exercícios para tornear as pernas que ajudam também a definir a musculatura do bumbum, malhar braços algumas vezes e abdominais aos montes ou outros exercícios legais para esta parte do corpo. Não são complicados e muito menos cansativos demais, moderados. O que aumenta mesmo é a resistência e por isso os músculos trabalham, pois usa-se caneleiras e outros tipos de peso para ajudar no trabalho. Há quem não use nada para começar a criar resistência corporal e apenas depois busque resistência para apenas depois pensar no tornear. Para quem nunca fez aula vai cansar um pouco, então forçar no peso não é uma boa pedida. Comece de leve, sem caneleiras mesmo e depois você vá aumentando os pesos.

benefícios da aula de gap - definição muscular

O foco dos exercícios de GAP são a repetição, ao menos três séries de cada com intervalo de menos de um minuto. Isso garante uma musculatura melhor trabalhada. Você deve passar os 40 minutos de aula ou mais movimentando o corpo, e isso gera uma queima de calorias. Logo, o GAP emagrece. Qualquer atividade que movimente o corpo e gere queima de calorias emagrece, vale informar, por menor que seja. Você sabia que apenas o ato de varrer gera uma queima de calorias? Dependendo do tamanho da casa, varrer usando uma vassoura comum queima de 150 a 200 calorias! Confira este post para saber mais sobre atividades domésticas que queimam calorias. O GAP, assim como outras atividades da programação da academia, envolve o movimento do corpo e com isso a queima de calorias, por isso emagrece.

O foco mesmo das aulas de GAP é o trabalho da musculatura localizada, por isso você terá muito mais um trabalho por setor que a perda de peso. Ela existe, mas se quiser queimar calorias em menos tempo, a indicação é fazer aulas mais intensas em exercícios, como ginástica, zumba, aeróbica, jazz e afins. Mas como todo exercício físico, envolve o movimento do corpo, aumento de tônus muscular e outros benefícios. Um dos principais benefícios é a melhoria da atividade cardiovascular, bem como da coordenação motora, do tônus da pele e até do equilíbrio dependendo da aula. Você fica mais resistente para algumas atividades do dia a dia, e isso é um excelente benefício a ser listado.

Veja um video de uma amostra de aula:

Do que você precisa para começar uma aula de GAP?

Se for para uma academia, apenas roupas para malhação confortáveis, meias e um bom tênis para suportar o impacto de aulas mais movimentadas. O calçado é essencial para evitar problemas na coluna por conta da resistência. Busque por tênis com bom amortecedor e troque seu calçado eventualmente para evitar problemas em articulações.

E dá para fazer em casa de graça? Na verdade sim! Busque online aulas de GAP (existem diversas no youtube!), uma roupa confortável, algumas caneleiras com pesos, um colchonete e vamos malhar! Reserve um tempinho ao menos dois dias na semana para a sua malhação e comece a movimentar o corpo. O melhor: sem gastar muito ou quase nada. Preste atenção aos vídeos e siga a posição correta, em especial com a coluna. Quem sabe convidar uma amiga ou vizinha para malhar em casa ajuda ainda mais a aumentar o clima de academia e vamos malhar!!!

Quem não pode fazer GAP?

Os exercícios de GAP não envolvem alta carga muscular e nem resistência exorbitante como alguns treinos,por isso não existe contra indicação. Mas como toda atividade física, se você sofre de problemas do coração e afins deve consultar o seu médico e fazer uma avaliação física para saber se você pode ou não.

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1 Response

  1. Felipe de Oliveira Silva disse:

    E em qual parte entra a orientação de um profissional de Educação Física?
    Um absurdo isso!!!

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