Jantar Light – Pratos Simples, Fáceis e Rápidos

Nutricionistas, médicos e entendedores de dieta concordam com uma afirmação simples: o jantar é uma das refeições mais importantes de uma dieta. A indicação é sempre alimentos leves, e isso tem relação não apenas com a perda de peso, mas também com a saúde. Um jantar light faz bem para o corpo também.

Depois do jantar vamos dormir, e durante o sono o corpo reduz o ritmo. Não queimamos calorias e ainda reduz a sua atividade digestiva, por isso pode haver azia, má digestão e até afetar o sono. Pessoas que comem demais no jantar podem ter insônia, muito comum, e ainda sofrer de asia porque. Há sempre uma sensação de desconforto no momento em que o corpo deveria trabalhar mais devagar.

jantar light simples facil e rápido

Na dieta, comer à noite acaba alterando o peso porque os carboidratos se transformam em sobrepeso com a atividade lenta do sistema digestivo. Comer a mesma quantidade de alimento de dia tem um efeito dobrado à noite, quando o corpo está por natureza mais lento. Logo, tanto para quem deseja perder peso como para um corpo em forma e saudável, um jantar light é indicado.

São boas dicas de pratos lights jantares com alimentos pobres em carboidratos e ricos em proteínas. A proteína sacia a fome, então você consegue suportar as oito horas de sono indicadas sem aqueles famosos lanches da madrugada, certeza de engordar ainda mais. A seguir, algumas sugestões de pratos para saciar e nutrir em um jantar para quem está de dieta.

Jantar light leve e saudável

Pratos para um Jantar light

  • Salada light – qualquer tipo de salada é bem vinda em sua alimentação, e por ser rica em proteínas, ela sacia e alimenta mais do que você imagina. A maior parte das pessoas pensa que salada, por ser ricas em folhas, vai dar fome em breve ou não alimenta. Varie na salada com verduras coloridas para conseguir o melhor mixe de vitaminas e alguns grãos como lentilha e ervilhas e milho verde para acrescentar alto poder da proteína.
  • Frango grelhado com arroz –  o arroz é uma fonte farta de proteínas e grelhados são melhores processados pelo sistema digestivo porque não tem gordura. Grelhados também ajudam a quem quer uma dieta pobre em calorias, um dos maiores problemas para ganho de peso.
  • Sopa light – se sua sopa é recheada de carnes, esqueça, ela não é light. Tem que ser rica em legumes e verduras, mas pobre em complementos. Uma sopa parecendo uma feijoada tem aroma e sabor sem igual, mas não tem o valor nutritivo necessário e é tão pesado para a sua dieta como um hambúrguer, por exemplo.
  • Frango desfiado com salada – é uma sugestão com diversos sabores e bem light, não? Um frango com um filete de azeite para nutrir o corpo e diminuir a fome, uma leve porção de arroz e salada podem c

O exemplo de um jantar básico.

  • Salada de frutas – é uma dica light e bem nutritiva. Rica em vitaminas, ajuda a melhorar o sistema imunológico. Frutas ricas em água ajudam a hidratar o corpo. Já as com enorme quantidade de vitamina C ajudam a combater viroses como a gripe. Para complementar o jantar leve, acrescente um copo de leite e algumas bolachas e vai se sentir mais saciado.
  • Salmão – é um dos peixes mais nutritivos e feito na grelha, é uma fonte de proteínas e ômega 3 das mais saudáveis. Um pedaço médio de salmão e uma salada legal é tudo o que você precisa para se manter em forma e bem alimentado. Apenas não abuse das porções, pois quantidade também é essencial para manter o peso ideal.
  • Frango desfiado com queijo Cottage – parece uma receita gordurosa, mas verdade ela sacia e ainda ajuda a quem quer estimular o corpo para a perda de peso. O frango deve ter pele removida e ser grelhado ou frito com azeite e escorrido com toalha para perder o máximo de sua gordura.
  • Pastel de forno light – na regra geral não se pode comer massas à noite porque engorda. Não é bem assim. Depende da massa. Frituras são bem mais nocivas, então um pastel de forno, feito com pouca gordura, frango, tudo o que for integral possível e comendo uma porção não tem problema. Um dos maiores problemas para o ganho de peso costuma ser não o que se come, mas a porção. Uma pequena porção de pastel de forno e apenas complementos leves como saladas e suco tudo bem. É bem menos nocivo que pastel frito.
  • Pratos com tofu – são nutritivos e saborosos. Uma torta de forno com tortu é uma excelente opção se você planeja começar a inserir um cardápio light em sua vida. Mas evite complementos que possam engordar, como queijo, calabresa e afins. Torta com massa, tofu e um molho light picante é tudo o que você precisa para acrescentar sabor e jantar muito nem e de forma nutritiva.
  • Quiche integral – ou quiche proteico para saciar a fome e ainda experimentar alternativas ainda não tradicionais no cardápio brasileiro. Feito ao forno, pode ser feito com massa integral, recheado com frango desfiado com a menor quantidade de gordura possível e só. Light e não demora a ser feito.

Dicas para o jantar light ajudar a emagrecer

Mas não adianta escolha boa de pratos se vai comer uma enorme sobremesa rica em calorias. O jantar pode ser pobre em gordura, carboidratos e calorias, mas os complementos devem acompanhar a dieta. Nada de refrigerantes, sucos sempre naturais e sem açúcar e preze por não comer mais ou no máximo um lanche leve antes de dormir. Frutas são ótimas para saciar a fome antes de ir para a cama. As bebidas mais indicadas para acompanhar um jantar light é água e suco natural.

A quantidade em seu jantar é um dos principais segredos de uma boa dieta.

Você sabia que até mesmo frutas engordam se forem ingeridas em grandes porções? O indicado é sempre um prato pequeno. Se você é do tipo que come demais, engane o estômago com truques como chá verde antes de cada refeição, mastigar mais a cada garfada (a0 menos 10 vezes segundo os nutricionistas) e engolir com calma. Assim, você engana o estômago e ele entende mais rápido que já está indo a comida necessária para a sua dieta básica.

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