Frutas Ricas em Proteínas: Lista e Dicas!

As proteínas são nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo dos seres humanos. Células, órgãos e músculos, o tecido conjuntivo e até mesmo os ossos não conseguiriam se formar sem a ajuda de delas. mas esta é apenas uma das funções das proteínas no nosso corpo, que são igualmente importantes para o nosso metabolismo, pois todas as enzimas em nosso corpo que ajudam nas reações químicas precisam dela.

alimentos ricos em proteínas

Muitos de nossos hormônios reguladores mais importantes, como a insulina, também são regulados pelas proteínas. Muitas moléculas importantes do sistema imunológico precisam dela para transporte de substância. Mas como nosso site foca bem em dietas e afins, você já deve pensar que a proteína tem uma relação com a busca do peso ideal e dietas, não é mesmo? E tem sim!

O que são proteínas?

Proteínas são compostos moleculares formados por aminoácidos  juntos por ligações químicas. Para tornar-se uma proteína ativa, funcional, esta sequência de aminoácidos se dobra sobre si mesma em uma estrutura tridimensional. Elas podem ter diversos tamanhos. Algumas cadeias de aminoácidos são bem pequenas, como o hormônio insulina, mas a maioria das proteínas são maiores.

Os aminoácidos são semelhantes aos açúcares simples e servem como blocos de construção para todas as outras moléculas encontradas dentro de sua categoria de nutrientes. Assim como os hidratos de carbono são compostos de monossacarídeos, as proteínas são compostas por aminoácidos. De uma maneira semelhante à digestão de hidratos de carbono, o corpo pode quebrar as proteínas em aminoácidos durante o processo de digestão. Como os hidratos de carbono, aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio, clique aqui para saber mais detalhes.

A proteína ajuda a perder peso?

Se você tem ao menos um mínimo de interesse por uma dieta de perda de peso, já deve ter ouvido falar da proteína e dos milagres que ela pode proporcionar ao organismo. O principal deles é saciar a fome. A proteína tem o poder de deixar seu estômago com uma sensação de cheio, muito mais do que ele comeria sempre. Alimentos ricos em proteínas saciam mais e você acaba comendo menos em mais tempo. Quem está buscando perder peso e tem aquela louca vontade de comer o tempo todo, lanches ricos em proteína ou mesmo nas refeições ajudam bastante.

A proteína digere de forma mais lenta em seu sistema digestivo. Seria ruim se fosse outro tipo de alimento, mas é bom porque ela sacie e necessária para o organismo. Além da formação celular e fortalecer seu sistema imunológico, uma dieta rica em proteínas ajuda também na formação celular, o que é básico para a composição e restauração de tecidos.

Frutas ricas em proteínas 

O mais importante a saber é: em que alimentos encontramos proteínas? O principal e mais popular é a carne de boi, por isso vegetarianos e veganos podem sofrer um pouco ao partir para uma dieta pobre em proteínas. Há ainda os derivados de animais, como queijos, ovos e afins. Os grãos também são bem ricos em proteínas, como a granola, o feijão, o arroz, dentre outros.

E para quem adora ou quer começar uma dieta mais natural, nada melhor que uma feira de frutas, não é mesmo? Diversos incentivos ajudam você a começar a comer frutas. Um deles é serem alimentos livres de industrialização, e isso já quer dizer muita coisa para uma dieta saudável. Muitas frutas também pobres em antioxidantes, e isso já ajuda no trato da pele bastante e na saúde e bom funcionamento do organismo.

São boas dicas de frutas ricas em proteína:

  • Coco – o excesso não é legal porque o coco é gorduroso e sobrecarrega o fígado, mas é uma ótima fruta para ingerir eventualmente, tipo duas vezes na semana. Também é rica em enzimas e anti-oxidantes e rica em proteínas, com 3 gramas dela a cada 100 gramas de coco.
  • Goiaba – o suco, muito querido no Brasil, tem menos proteínas que o normal, mas serve também e ainda ajuda na hidratação para quem está querendo perder peso. E cada frutinha de 100 gramas dá ao corpo uma enorme sensação de saciedade, pois fornece ao organismo nada menos que 4,21 gramas de proteína.
  • Banana – uma das frutas mais populares da dieta brasileira e que faz um enorme bem para a saúde. Rica em potássio, ajuda a prevenir cãibras e fornece 2,5 gramas de proteína a cada 100 gramas de fruta. Um bom lanche depois da academia, não?
  • Damasco – o sabor é agradável para quem se acostuma e também é uma fruta repleta de vitaminas. Fornece ainda 2,31 gramas de proteína a cada 100 gramas da fruta fresca.
  • Maracujá – que tal começar pelo suco? O maracujá acalma e ajuda nas noites de insônia. Tem pouca dosagem de proteínas, em média 2,20 gramas por cada 100 gramas, mas vale a pena.
  • Abacate – além de ser saboroso, é uma ótima forma de começar uma boa dieta. O abacate fornece 3 gramas de proteína a cada 100 de fruta fresca, e diversos antioxidantes e outros componentes legais para a sua dieta.

Comer proteína demais faz mal?

Na verdade faz sim. Proteínas em excesso saciam sim a fome, mas também geram problemas no fígado e podem até causar internação. Há quem não sinta nada, mas pessoas que se alimentam de shakes para emagrecer ricos em proteínas constantemente estão indo ao hospital por sobrecarga do fígado. Ele não consegue filtrar tudo e a pessoa acaba doente.

Proteína demais também pode engordar. O exagero pode se tornar gordura no corpo e o que faria bem acaba causando excesso de pelo em locais não agradáveis, como a barriguinha e culotes. Uma boa dosagem é essencial.

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