Alimentos Antioxidantes: O que são? Benefícios e Lista!

Ao menos uma vez na vida você deve ter ouvido falar dos alimentos antioxidantes. Depois que se descobriu os seus mais diversos benefícios, não há revista, site e médico que não indique tal grupo de alimentos para uma dieta saudável, tanto para combater problemas de saúde como para promover a beleza da pele. São o dois em um da dieta mais baratos e funcionais que você pode encontrar e o melhor: muitos são saborosos.

Alimentos antioxidantes - nutrição

Benefícios dos alimentos antioxidantes

Por que incluir na dieta os alimentos oxidantes? Pense e foque nos benefícios. Os mais importantes são ajudar a combater inflamação em caso de doenças, combater doenças cardíacas ou câncer. Tais alimentos são mesmo conhecidos por sua incrível capacidade de combater doenças cardíacas e os principais sinais de envelhecimento, como rugas e uma pele flácida.

E para que eles servem? Os antioxidantes são substâncias contidas nos alimentos responsáveis pela limpeza do organismo. Eles estimulam a eliminação de radicais livres, que fazem mal ao corpo tanto em sua saúde como na beleza. E isso ajuda a deixar a pele mais bonita, retardar rugas e limpar os órgãos vitais, como ajudar o sangue a circular e por isso o coração funciona melhor. São diversos os benefícios que valem a pena uma mudança na dieta.

Os antioxidantes são substâncias que podem neutralizar os radicais livres e protegem o corpo contra os danos celulares. Os radicais livres são substâncias químicas formadas naturalmente no corpo, como um subproduto de calorias convertidas em energia. Podem ser encontrados no ar e na luz solar quando reage com a pele.

Lista de alimentos antioxidantes

Os cientistas descobriram que antioxidantes podem ser encontrados em mais de 100 tipos diferentes de alimentos, incluindo frutas e legumes. Cada alimento tem uma concentração diferente de antioxidante e pode ter mais ou menos de capacidade antioxidante. Mas a capacidade antioxidante total dos alimentos não reflete necessariamente o seu benefício para a saúde. Os benefícios dependem de como tais alimento são absorvidos e utilizados no corpo. Alguns dos mais populares são:

  • Morangos – não gosta? Então está na hora de repensar a sua dieta. Morangos silvestres estão entre os alimentos como maior fonte de antioxidantes. Para obter o máximo de seu valor nutricional, esqueça sucos e derivados e comece a comer as frutas frescas, secas ou congeladas.
  • Ervas e Temperos – Das mais de 400 especiarias e ervas secas, o cravo é o que tem mais alto teor de antioxidantes. Mas vale investir também em hortelã, pimenta da jamaica, canela, orégano, tomilho, sálvia, alecrim e açafrão. Algumas especiarias secas como o manjericão, cebolinha e salsa apresentaram níveis significativamente altos de antioxidantes.
  • Nozes e Sementes – Frutos de casca seca são ricos também em antioxidantes como as nozes e castanhas. Curiosamente amêndoas e avelãs têm valores mais elevados quando comidos ainda com a casca.
  • Café – as maiores quantidades de antioxidantes são de café expresso e café extra forte, mas há ainda o chás verde e preto, suco de romã, suco de uva e vinho tinto. Uma dica é colocar um pouco de hortelã em seu chá para ter uma dieta mais saudável.
  • Verduras – os vegetais com maior teor de antioxidantes são as alcachofras, o couve-flor, o pimentão tanto do tipo vermelho como o verde, o repolho roxo e a beterraba vermelha, de acordo com pesquisas. Para preservar os antioxidantes ao cozinhar verduras use pouca ou nenhuma água. A panela de pressão é uma boa pedida para esta finalidade.

Aqui vai uma imagem ilustrativa de uma lista de alimentos antioxidantes:

lista de alimentos antioxidantes - benefícios

Para quem teve dificuldade em identicar a lista dos alimentos, da esquerda para direita:

  • amoras
  • morangos
  • nozes
  • alcachofra
  • café
  • oxicoco
  • framboesa
  • noz-pecã
  • cravo em pó
  • mirtilo
  • pêssegos
  • brócolis

Caso queira saber sobre mais alimentos, curiosidades e como devem ser consumidos para preservar suas propriedades benéficas confira os videos abaixo:

Alimentos antioxidantes emagrecem?

Os antioxidantes desempenham papéis importantes no corpo e são vitais para a manutenção da boa saúde e prevenir doenças. Embora sejam ótimos para a saúde e componham uma enorme lista de benefícios de saúde, eles realmente não têm um efeito direto na perda de peso. No entanto, podem ajudar você a emagrecer.

Há sempre muitas teorias da relação entre alimentos antioxidantes e dieta, mas nem todas são verdade. A única forma comprovada de conseguir a perda de peso é consumir menos calorias do que seu corpo queima na sua rotina diária. Métodos eficazes para perder peso são comer menos, praticar exercícios e uma boa alimentação.

Embora não exista uma ciência que ligue os antioxidantes diretamente com a perda de peso, os alimentos que abastecem o corpo com a maioria dos antioxidantes têm qualidades que os tornam ideais para promover a perda de peso. Um dos segredos para diminuir os números na balança é consumir alimentos naturais e ricos em proteínas, e muitos são ricos em antioxidantes, por isso há uma associação pelas pessoas e até médicos entusiastas.

Suplementos antioxidantes e cancêr

Em laboratório e estudos com animais a presença no aumento dos níveis de antioxidantes exógenos mostrou prevenir os tipos de danos dos radicais livres que têm sido associados com o desenvolvimento de câncer. Portanto, os pesquisadores testaram em seres humanos se tomar suplementos dietéticos antioxidantes pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver ou morrer de câncer.

Muitos estudos observacionais, incluindo estudos de caso-controle e coorte, têm sido realizados para investigar se o uso de suplementos dietéticos antioxidantes estão associados com a redução dos riscos de câncer em seres humanos. Em geral, estes estudos produziram resultados mistos. O motivo é que as pesquisas não conseguem controlar adequadamente as tendências que possam influenciar os resultados do estudo, os resultados de qualquer pesquisa individual deve ser vista com cautela.

Até à data, nove ensaios controlados randomizados de suplementos  antioxidantes para prevenção de câncer têm sido realizados em todo o mundo. Muitos dos ensaios patrocinados pelo Instituto Nacional de Câncer (dos EUA). Os resultados desses ensaios nove estão resumidos a seguir.

Em geral, estes nove ensaios clínicos controlados randomizados não forneceram evidências de que suplementos antioxidantes dietéticos são benéficos na prevenção primária do câncer. Além disso, uma revisão sistemática das evidências disponíveis sobre o uso de suplementos vitamínicos e minerais para a prevenção de doenças crônicas, incluindo câncer, conduzido para a Força Tarefa Preventiva dos Estados Unidos (USPSTF) do mesmo modo não encontrou nenhuma evidência de benefício na prevenção de câncer.

É possível, no entanto, que a falta estudos clínicos mostrando os benefícios podem ser explicadas pelas diferenças nos efeitos dos antioxidantes testados quando eles são consumidos como produtos químicos purificados, ao contrário de quando eles são consumidos como alimentos que contêm misturas complexas de antioxidantes, vitaminas e minerais. Portanto, adquirir uma compreensão mais completa do conteúdo antioxidante de alimentos individuais, como os vários antioxidantes e outras substâncias em alimentos interagem com um outro e fatores que influenciam a absorção e distribuição de alimentos derivados de antioxidantes no corpo são áreas ativas de pesquisa de prevenção do câncer em andamento.

Pessoas já diagnosticadas com câncer podem tomar suplementos antioxidantes?

Vários testes controlados, algumas incluindo apenas pequenos números de pacientes, têm investigado se tomar suplementos antioxidantes durante o tratamento de câncer altera a eficácia ou reduz a toxicidade de terapias específicas. Embora estes ensaios obterem resultados mistos, alguns descobriram que pessoas que tomaram suplementos antioxidantes durante a terapia de câncer tiveram resultados piores, especialmente se eles eram fumantes.

Maiores testes randomizados adicionais são necessários para fornecer evidências científicas claras sobre os potenciais benefícios ou malefícios de tomar suplementos antioxidantes durante o tratamento de câncer. Até os efeitos serem mais conhecidos em pacientes com câncer estes suplementos devem ser usados com cautela. Pacientes com câncer devem informar seus médicos sobre o uso de qualquer suplemento alimentar.

Fonte: http://www.cancer.gov/cancertopics/factsheet/prevention/antioxidants

Caso queira mais detalhes sobre este os alimentos antioxidantes recomendamos as leituras dos seguintes artigos científicos:

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2 Responses

  1. Adilson disse:

    Os alimentos funcionais são muito bons para a saúde e seus efeitos se potencializam quando inseridos num planejamento alimentar balanceado e equilibrado. Aliados às atividades físicas regulares ajudam não só no emagrecimento saudável, como também na manutenção do peso ideal, além dos vários outros benefícios à saúde. Muito bom o artigo.

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